Ignorando os altos índices de mortes e casos positivos de Covid-19 em Franca,o deputado Federal Eduardo Bolsonaro, certamente escolheu o pior momento para desembarcar em Franca. Na última quinta-feira (27), quando o lockdown decretado pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB), entrou em vigor, Bolsonaro esteve no Grupo Santa Casa de Franca em visita, que, segundo a Assessoria de Imprensa da entidade, já estava pré-agendada. Junto com Bolsonaro, esteve também o deputado estadual Gil Diniz.
Como ambos os deputados direcionam verbas de emendas parlamentares—embora o montante não tenha sido revelado— para a instituição, a visita teve o intuito de conhecer os setores do hospital onde tais verbas foram aplicadas para tratamento e diagnóstico dos pacientes.
O presidente da Santa Casa, Tony Graciano, juntamente com o administrador Thiago Silva, o gerente institucional Marcelo Reis e a gerente assistencial Ana Carolina Botto Paulino, levaram os deputados para conhecer o Raio X digital (equipamento que gera imagens de alta resolução sem mais necessitar de revelação de filmes e uso de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente); conheceram a Maternidade, o Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia, a Unidade de Cuidados Intermediários
Convencionais (Pediátrica), o Banco de Leite e a nova Lavanderia Hospitalar. Todos estes setores visitados receberam novos equipamentos ou foram revitalizados com auxílio das emendas parlamentares dos Deputados Eduardo Bolsonaro (federal) e Gil Diniz (estadual).
Em seguida, o administrador hospitalar Thiago Silva realizou uma apresentação técnica na qual apresentou os dados de produção da instituição para os atendimentos aos usuários do SUS, falando ainda sobre os investimentos de despesas com a estrutura destinada aos tratamentos de pacientes de COVID-19.
Segundo a nota da assessoria de imprensa do Grupo Santa Casa, Bolsonaro mostrou-se impressionado com a organização e eficiência dos setores do hospital – e com a competência e transparência da diretoria na administração e aplicação dos recursos por ele destinados.
Ao final da visita o presidente Tony Graciano fez a entrega de certificados de agradecimento aos deputados, agradecendo ainda aos assessores parlamentares e membros da equipe, que constantemente têm prestado seu apoio ao Grupo Santa Casa de Franca, sempre recebendo o gerente de relações institucionais Marcelo Reis em seus gabinetes, onde tem a oportunidade de apresentar as demandas e indicadores da instituição em busca de recursos que auxiliem diretamente a população de Franca e de 22 municípios da região aqui atendidos – com uma população estimada em 750 mil habitantes.
Ao final, os deputados foram embora da mesma maneira que vieram: sem alardes. Por ser filho do presidente da República, Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro veio a Franca escoltado por um forte esquema de segurança, o que, certamente, causou aglomeração, indo na contramão do lockdown.