Hoje o assunto é polêmico, porém necessário. Vamos falar de duas convidadas que recebi na segunda temporada do Programa Representa Franca no ano passado. Uma é Drag Queen, artista e musicista do ritmo RAP residente de Franca a Arizona Baez e a outra é psicóloga e especialista em relações familiares de pessoas LGBTQIA+ a Beatriz Mazzotti. Discutimos qual o papel da psicologia e da psicoterapia com a população LGBTQIA+ e também sobre a triste e altíssima taxa de mortalidade e suicídio na comunidade.
Em meio a toda discussão Beatriz nos esclareceu alguns pontos importantes e antes de Arizona fazer sua apresentação cantando um MPB de resistência no programa, Beatriz voltou a explicar sobre o tal do preconceito. O preconceito é uma inclinação para agir, pensar e sentir a respeito de determinados grupos e indivíduos, para entender melhor, hierarquias que estabelecem que certas pessoas são superiores e outras, inferiores, alimentando estereótipos, ou seja, visões distorcidas e generalistas a respeito de pessoas somente porque pertencem a um grupo ou segmento específico. A população LGBTQIA+ está sujeita a escores alarmantes de preconceito, com consequências fisiológicas diretas e desfechos psicológicos negativos. Apontou também durante a entrevista que há pesquisas que apontam que a expectativa de vida de pessoas LGBTQIA+ é reduzida em ambientes explicitamente contrários à diversidade sexual e de gênero, colocando essa população em risco para mortes por suicídio, homicídio e doenças cardiovasculares.
Arizona pode nos contar suas experiências familiares, dificuldades e também os acertos. Com muita coragem tomou posse de sua identidade artística e pessoal e hoje arrasa. A vida pode ser muito valiosa, mesmo diante da dor, do ódio e da incompreensão. Cada pessoa é preciosa e especial à sua maneira. É possível superar a desesperança; é possível reinventar sua história e construir uma existência cheia de valor. Afinal, a vida faz mais sentido quando pintada com múltiplas cores não é?
Você pode conferir e assistir ao programa clicando neste link: https://www.facebook.com/programarepresentafranca/videos/1509821745868335