Aconteceu na manhã desta segunda-feira (27) na Câmara Municipal de Franca a Audiência Pública para debate de propostas para o Orçamento do Estado 2022.
O encontro é promovido pela Assembleia Legislativa de São Paulo e tem como finalidade ouvir as principais reivindicações de cada região para inclusão de repasses de verbas e investimentos pelo Estado.
Os trabalhos foram coordenados pelo deputado estadual, Gilmaci dos Santos Barbosa (REPUBLICANOS) e ainda contou com as presenças do deputado estadual Ênio Tatto (PT), da deputada estadual Delegada Graciela (PL) e assessores parlamentares do deputado Estadual Roberto Engler (PSB)
Participaram do encontro os vereadores Gilson Pelizaro (PT), Marcelo Tidy (DEM), Luiz Amaral (REPUBLICANOS), Lurdinha Granzotte (PSL) e Zezinho Cabeleireiro (PP).
Parlamentares de outras cidades, assessores parlamentares e outras lideranças também acompanharam as discussões.
Deputado Ênio Tatto critica Estado e cobra aumento de repasses de recursos para regiões
O deputado estadual Ênio Tatto (PT) iniciou sua fala parabenizando o vereador Gilson Pelizaro (PT) e a vereadora Duda Idalgo (PT) por suas ações em Franca e Ribeirão Preto.
O parlamentar enfatizou a importância das audiências públicas que trazem as necessidades de cada região e servem como norte para atuação dos deputados.
‘É chegar até a ponta para ouvir as necessidades de cada região. É fazer um orçamento descentralizado, e quando fazer essas audiências já trazer o percentual que é destinado à Franca’ destacou.
O parlamentar ainda criticou o Governo do Estado que tem orçamento de aproximadamente R$ 260 bilhões. ‘Não falta dinheiro, falta é gestão’ acrescentou.
Ele ainda pontuou sobre as inúmeras reclamações devido ao aumento nos descontos dos servidores públicos quanto ao IAMSPE que subiu de 11% para 14%, mas que não houve reajuste da tabela do teto e diversos cancelamentos estão acontecendo e com a suspensão dos serviços.
A questão vivida em Franca com o racionamento e atraso nas obras da captação de água do Rio Sapucaí também foi destacada pelo parlamentar. O parlamentar lembrou ‘quando privatizaram 40% da empresa prometeram que ia ser melhor, mas só piorou’.
Ênio Tatto se solidarizou com as queixas em relação aos cortes na educação que causam impactos diretos nas universidades. E ainda fez duras críticas ao Estado em relação aos valores investidos em diversas áreas.
‘Na área social são mais de 2 mil emendas represadas de deputados, com investimento de apenas 0,09% do Orçamento, cultura é 0,35%, produção agrícola 0,31%. Não é um governo sério, eu sinceramente não acredito mais’
O parlamentar também fez críticas ao Governo Federal. ‘Esse governo virou motivo de chacota no mundo’.
Deputada Delegada Graciela cobra verbas para saúde e reforça ações em defesa dos servidores públicos
A deputada estadual Delegada Graciela (PL) também participou da Audiência Pública realizada na manhã desta segunda-feira (27) na Câmara Municipal de Franca para debater as propostas para Orçamento do Estado 2022.
Em sua fala na Tribuna, a parlamentar enfatizou a necessidade de ouvir a população para encaminhamento das demandas. “Esse contato, ouvir de perto é muito importante, dá uma força muito grande’ disse Graciela.
A deputada também falou sobre a questão das obras atrasadas da Sabesp na captação de água do Rio Sapucaí. Ela relembrou que atuou junto ao Estado e a direção da empresa para resolver os problemas jurídicos que impediam o avanço das obras desde 2019.
‘Me sinto feliz por ter colaborado com a situação, as obras estavam emperradas, fizemos conversas e audiências e desburocratizamos’ disse a deputada.
Ela ainda falou sobre suas ações para modificar e derrubar o decreto do Governo do Estado que aumentou os descontos de servidores públicos. ‘Estamos lutando para que esse absurdo seja modificado, já me manifestei a favor do PDL22 e apresentei o PDL23’
Graciela ainda pediu apoio dos deputados presentes para ampliação de repasses de recursos para região de Franca, principalmente na área da saúde. ‘Precisamos de investimentos na Santa Casa e hospitais da região que trabalham com déficit’.
Ela ainda reforçou os pedidos para investimentos em rodovias, construção de novo viaduto de acesso a região da Vila São Sebastião, além de mais policiais, ampliação da Patrulha Maria da Penha e as linhas de crédito para produtores rurais.
Deputado Gilmaci Santos destaca importância de Audiências Públicas regionais realizadas pela Alesp
O deputado estadual Gilmaci dos Santos Barbosa (REPUBLICANOS) agradeceu a participação dos vereadores de Franca e de cidades da região, além da participação popular durante a Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Franca nesta segunda-feira (27) para debate de propostas para Orçamento do Estado de 2022.
‘Para nós é uma alegria, uma honra, poder estar nas cidades ouvindo os verdadeiros representantes da população. As verdadeiras demandas saem daqui, dos vereadores, dos representantes, a verdadeira necessidade do povo’ enfatizou.
Defendeu ainda a apresentação dos percentuais de investimentos em cada região do Estado com a descentralização do orçamento.
‘Não dá para chegar ao final do ano e as cidades ficarem dependendo somente das nossas emendas impositivas. Hoje elas chegam a R$ 5,5 milhões, para distribuirmos em 645 municípios, e ainda metade em saúde e infraestrutura. Fica difícil ajudar, nós temos que escolher a quem ajudar’
Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelo https://franca.sp.leg.br/, pelas redes sociais Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3
Samuel Cintra – Diretor de Comunicação
Câmara Municipal de Franca