O Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, divulgou o novo relatório do Projeto Trust in News, sobre confiança nas notícias, com pesquisas realizadas no Brasil, Índia, Estados Unidos e Reino Unido.
Um dos dados revelados pelo estudo mostra que o Grupo Record, com Record TV, Record News e R7.com, é o veículo de mídia com maior nível de confiança do Brasil, superando emissoras de TV, jornais impressos e sites de notícias, com um índice que chega a 68%, quando somados dois grupos, um que confia totalmente (26%) e outro parcialmente (42%).
A pesquisa, realizada no Brasil pelo Datafolha, ouviu, por telefone, entre maio e junho, duas mil pessoas. O trabalho, segundo o Instituto, visa compreender como diferentes segmentos têm diferentes graus de confiança nas notícias e, assim, ajudar aqueles que estão interessados em conquistar a confiança deste público.
Band e SBT vem em segundo lugar, empatados com um total de 64%. A Globo, com TV Globo, Globo News e G1, ocupa a terceira posição, com 59% de índice de confiança. O impresso O Globo ficou em quarto ao obter 58%.
A CNN Brasil registrou 53%, ficando em quinto.
Com 50%, a Folha de S. Paulo alcançou a sexta posição. Do mesmo grupo, o Portal UOL vem na sequência, em sétimo, pontuando 49%.
O Estado de S. Paulo ocupou a oitava posição com 46%.
Registrando 44%, a BBC Brasil foi a nona colocada.
O jornal Extra e a TV Brasil empataram na décima posição, ambas com 42%.
A pesquisa ainda mostrou os índices de Antagonista, Terça Livre e Brasil 247, todos com aproximadamente 20%.
Os resultados apresentados são frutos de um trabalho que segue a linha isenta, sem perseguições ou flagrantes posicionamentos editoriais, e é modelo para novos profissionais e referência para antigos que se desviaram dos preceitos basilares do ofício.
O Portal Fato no Ato corrobora com os resultados e segue o mesmo posicionamento.