A curicaca é uma linda e grande ave com canto alto, estridente e peculiar.
Seu nome popular é onomatopaico, semelhante ao som do seu canto, composto de gritos fortes. Conhecida também como despertador (Pantanal), carucaca, curicaca-comum, curicaca-branca, curicaca-de-pescoço-branco e caricaca (algumas cidades de Minas Gerais).
Seu nome científico significa: do (grego) theristikos, theistron = ferramenta para colher, ceifar, foice; e do (latim) caudatus = referente à cauda. ⇒ Ave com bico em forma de foice e com cauda curta.
Alimenta-se durante o dia e também ao pôr do sol. Tem alimentação variada, composta por artrópodes, como centopeias, aranhas, insetos adultos e larvas, entre outros invertebrados, podendo predar ainda pequenos lagartos, ratos, caramujos, anfíbios e pequenas serpentes, e até mesmo aves menores. Seu bico, longo e curvo, é adaptado para extrair larvas de besouros e outros insetos da terra fofa. É um dos poucos predadores que não se incomodam com as toxinas liberadas pelo sapo, por isso este anfíbio pode fazer parte de sua dieta (fonte : Wikiaves).
Está habitando cada vez mais os centros urbanos e às vezes a encontramos em cemitérios à procura de larvas.