O supermercado Carrefour está no centro de uma crise no setor de carnes, com relatos de desabastecimento. A situação afeta consumidores e produtores, gerando preocupação sobre a sustentabilidade do setor.
Segundo a advogada Ana Franco Toledo, sócia no escritório Dosso Toledo Advogados, o motivo para o boicote de fornecedores brasileiros é a fala do CEO da empresa, que lá na França, disse que “em solidariedade ao mundo agrícola, o Carrefour se comprometeria a não comercializar nenhuma carne do Mercosul”.
-“A fala gerou um efeito cascata, com frigoríficos brasileiros se negando a vender carnes para a multinacional francesa. Isso tem gerado falta de produtos frescos e congelados em várias lojas, além de aumento significativo nos preços das carnes”, explicou a advogada.
De acordo com o advogado Ricardo Dosso, também sócio no escritório Dosso Toledo Advogados, muitos consumidores estão insatisfeitos com a situação.
-“Muitos consumidores relatam dificuldade em encontrar carnes frescas e congeladas. Uma vez que os clientes saibam o motivo disso, é possível que eles observem uma mancha na marca da empresa. É preciso cuidado”, ressaltou o advogado.
Após a repercussão negativa, e o consequente boicote de frigoríficos brasileiros, a empresa se retratou.
– “Agora é necessário que o incêndio seja apagado e que as lideranças da empresa se atentem aos pormenores, cuidando para que tudo se dê da melhor maneira”, ressaltou a advogada Ana Franco Toledo.
Já o advogado Ricardo Dosso, lembrou que em todo caso é preciso cautela por parte da empresa.
-“A internet imortaliza as palavras. Por isso é preciso sempre medir o que é dito. Como advogado que defende inúmeras empresas, sei que é preciso expertise para lidar com as críticas que advém de situações assim. Por experiência, sei que o incêndio será apagado, mas que é preciso humildade e serenidade para dar os passos certos”, finalizou.