Cinco anos após a reinauguração do Canil Municipal, o órgão já apresenta diversas avarias, com portões enferrujados, quebrados e até alguns apodrecidos, o que pode ocasionar fuga de animais e permitir a passagem do frio, comprometendo a integridade e saúde dos animais sob os cuidados da prefeitura.
Historicamente o canil municipal de Franca apresenta problemas na prestação dos serviços, desde mortes inexplicáveis a fornecimento de alimentos vencidos. Tudo isso levou o Ministério Público a exigir uma reforma geral, exigindo que a prefeitura ampliasse os espaços onde os animais ficam alocados e as salas de atendimento.
Uma denúncia de munícipes à Câmara Municipal fez com que os vereadores solicitassem a imediata manutenção do espaço, além de sugerir a ampliação das gaiolas que acomodam os animais e aquisição de ferramentas para o funcionamento dos serviços do Vetmóvel.
O ofício informa que o prédio localizado no bairro City Petrópolis apresenta danos estruturais que colocam em risco os animais e os trabalhadores do local, além de fazer referência às condições inadequadas de acomodação dos animais convalescentes, que evidenciam abandono, falta de higiene e erros de manejo e confirmam outras denúncias que circulam nas redes sociais desde o inicio da atual gestão.
Alexandre Ferreira possui uma relação delicada com os protetores animais desde a criação do Código de Proteção dos Animais, lei que visa garantir os cuidados mínimos aos animais domésticos e silvestres, à qual Alexandre impôs limitações.