Os vereadores se reúnem nesta terça-feira, 9 de maio, para discussão e votações de projetos na 14ª Sessão Ordinária.
Em pauta serão votados dez itens, entre eles, o Projeto de Resolução 8/2023 de autoria do vereador Marcelo Tidy (União) que constitui Comissão Especial de Assuntos Relevantes para averiguar a fila de espera de cirurgias eletivas no Município de Franca.
Segundo o parlamentar 14 mil pacientes estão aguardando por procedimentos ‘como se pode observar, por meio da divulgação da lista de espera das cirurgias eletivas no município de Franca, estabelecida pela Lei n.º 8597, de 10 de outubro de 2017, a fila de espera é muito grande, com muita demanda reprimida, aumentando cada vez mais’.
E defende ‘precisamos verificar as causas disso e combatê-las a fim de sanar, ou ao menos, amenizar o problema, pois, a saúde do município nunca esteve em condições tão precárias’
Caso seja criada a comissão será composta por, no mínimo, três membros, e funcionará no prazo de 90 dias, prorrogáveis por igual período.
Escola Virtual de Aprendizagem do Legislativo
Será apreciado ainda o Projeto de Resolução nº 6/2023 que institui, na Câmara Municipal de Franca, a Escola Virtual de Aprendizagem do Legislativo – EVA LEG, no âmbito da Resolução nº 586/2018, que criou a Escola do Legislativo, e dá outras providências.
Os autores Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Daniel Bassi (PSDB) e Donizete da Farmácia (MDB) argumentam que ‘a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Franca, em parceria com diversas entidades, está desenvolvimento uma plataforma tecnológica, em um projeto piloto, para contemplar a disponibilização de cursos on line, bem como compilar toda a produção oriunda das atividades da Escola do Legislativo a partir dos “streamings” que ainda serão desenvolvidos, bem como os podcasts inicializados. Tudo de forma iterativa e de fácil acesso e visualização de seus usuários’.
E acrescentam ‘o mundo moderno exige de todas competências para o desenvolvimento de determinadas atividades funcionais. O dinamismo, as inovações, as tendências mundiais e nacionais requerem atenção, acompanhamento de todos os profissionais para que, por questões de sobrevivência, continuem no mercado de trabalho. O serviço público não é diferente, mas com nuances específicas, exige do profissional eficiência e eficácia no exercício funcional’
” Pensando nessas tendências, é que apresentamos a presente propositura com o escopo em atualizar os objetivos da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Franca, com outros diplomas legais de outras Escolas de Governo do país, como a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campinas (Elecamp), que é uma das mais produtivas do país, bem como a Escola do Legislativo de Sumaré e a Escola do Legislativo do Estado de Roraima”, defendem os vereadores,