O presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) confirmou que algumas medidas administrativas foram tomadas para a manutenção dos serviços prestados pelo Legislativo francano.
Entre elas, destacou a convocação de motorista para preenchimento do cargo público conforme a ordem de classificação dos candidatos no Concurso Público 01/2022. O profissional foi convocado no dia 4 de abril de 2023.
Desde maio de 2021, um dos cargos estava aberto devido a morte do motorista Henrique Ribeiro, em decorrência de complicações da Covid-19.
O Concurso Público 01/2022 foi aberto visando o preenchimento da vaga de motorista (convocação imediata), além de preenchimento de cadastro de reserva para outros cargos.
Desta forma, a Casa de Leis voltou a contar com dois motoristas à disposição para atividades parlamentares.
‘Nós lamentamos muito a morte do nosso amigo e companheiro Henrique, mas desde a sua partida, a Câmara ficou apenas com um motorista para atendimento das demandas, inclusive, em alguns momentos os próprios vereadores tiveram que reorganizar as agendas dos compromissos’ disse o presidente.
Veiculo alugado
Outra medida foi a realização de uma licitação para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de locação de veículo, conforme Edital do Pregão Eletrônico 02/2023.
Segundo Carlinho Petrópolis Farmácia, a providência foi necessária porque o Legislativo atualmente conta com apenas um veículo para todas as demandas.
Ainda de acordo com o edital, o veículo é do tipo sedan, médio, 4 portas, bicombustível, ar, direção hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica, e ficará à disposição 24h dos vereadores.
A locação dos veículos será destinada a Câmara Municipal de Franca pois os vereadores do órgão realizam viagens a várias cidades do Brasil, inclusive a capital Brasília, não possuindo em sua frota própria quantidade suficiente de veículos para execução dos trabalhos.
Ainda de acordo com o edital, ‘a contratação desta modalidade de serviço é demonstrada vantajosa por vários estudos que a confrontam contra sua alternativa, que seria a aquisição. Esta demandaria a compra do bem, sua manutenção, gestão operacional mais complexa (incluindo contratação de seguros, administração de multas, controles diversos), desmobilização do bem adquirido ao fim de sua vida útil. A contratação do serviço por outro lado, gera a otimização do tempo de trabalho, tornando mais ágil o atendimento às demandas dos órgãos públicos, pois possibilita sempre o uso de equipamentos revisados e que são substituídos imediatamente em caso de defeito ou sinistro’
A vencedora apresentou valores mensais de R$ 6.884,33 (seis mil e oitocentos e oitenta e quatro reais e trinta e três centavos) o que totaliza R$ 82.612,00 (oitenta e dois mil e seiscentos e doze reais) no prazo de 12 meses.
‘Analisamos o custo benefício, estamos repondo um veículo que teve danos e sem condições de reparos. E dessa forma mantendo a estrutura com dois veículos e dois motoristas para atendimento das demandas dos parlamentares’ reforçou.
O presidente finalizou ‘a Câmara de Franca é modelo em gestão sendo umas das mais enxutas e todos os processos são pautados pela legalidade e transparência. E assim vamos manter o nosso trabalho, buscando sempre soluções para os problemas e recursos para o município’.