A Câmara Municipal de Franca aprovou o PL de nº 90/2021 altera a Ementa e o Artigo 1º da Lei nº 9.029/2021, que dispõe sobre o resgate e a captura de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneos) e da apis mellifera (abelha doméstica com ferrão) no Município de Franca.
De autoria dos vereadores Della Motta (PODE) e Kaká (PSDB) a iniciativa faz uma homenagem ao biólogo e especialista em meliponídeos, Célio Augusto Pereira Rodrigues.
Celinho faleceu no dia 31 de maio de 2021, vítima da Covid-19. Ele atuava na Secretaria de Desenvolvimento, especialmente à frente dos Cursos de Apicultura, piscicultura e diversos outros.
A homenagem contou com a presença dos familiares Isabel Cristina da Silva (esposa), Maria Laura Silva Rodrigues (filha), Marisse Pereira Rodrigues (irmã), Carlos Alberto Rodrigues (irmão) e Marlene Pereira Rodrigues (mãe).
Isabel usou a Tribuna para agradecer aos parlamentares. O vereador Kaká (PSDB) enfatizou ‘nós temos que fazer o nosso melhor possível assim como o Celinho fez’.
Em momento de emoção, o vereador Della Motta (PODE) relembrou os momentos em que Celinho esteve na Câmara Municipal de Franca apresentou vídeo e fotos. ‘Ele colocou naquilo que fazia a palavra amor, e poucas vezes se viu nessa Casa uma pessoa ser aplaudida como ele foi e mais uma vez a Câmara deixa sua marca na comunidade’.
Também participaram da 34ª Sessão Ordinária e acompanharam a homenagem, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Éder Brazão e a Secretária de Desenvolvimento, Lucimara de Oliveira Correia do Prado.
Celinho também foi homenageado como ‘Ambientalista do Ano’ pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico (CONDEMA).
Os demais vereadores também ressaltaram o profissionalismo e dedicação de Celinho nas suas atividades desenvolvidas no município.
(Comunicação Institucional da Câmara)