A Secretaria de Saúde de Brodowski investiga a morte de uma criança por suspeita de dengue. A vítima é um menino de 7 anos que estava internado no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto e morreu na terça-feira (9).
A confirmação da causa da morte ainda depende do resultado de exames. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde diz que as investigações também são feitas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Ribeirão.
“Recebemos a notificação do HC, agora a Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária vão investigar, fazer um resumo da vida pregressa médica desse paciente e ver se não tinha outros problemas de saúde. Isso vai levar um tempinho ainda”, disse à EPTV, o secretário de Saúde, Roberto Lopes.
O titular da pasta afirmou que a cidade vive um momento de emergência por causa da explosão do número de casos de dengue.
Apenas nos dez primeiros dias do ano, já foram 125 infecções confirmadas, o que corresponde a 16,4% dos 759 casos registrados de janeiro a dezembro de 2023.
Diante do aumento dos casos, a Secretaria de Saúde diz que planeja fazer contratações emergenciais para dar conta da demanda de pacientes nas unidades médicas.
Além disso, a pasta tenta aumentar o número de agentes em atuação pelos bairros e pede a conscientização da população.
“Temos feito um serviço que chamo de enxuga gelo, porque a gente faz a limpeza, volta no dia seguinte naquele terreno, já tem lixo de novo jogado ali”, complementa.