O avião modelo Cessna 208B Grand Caravan EX, da empresa Azul Linhas Aéreas, pousou no aeroporto “Tenente Lund Presotto”, de Franca, pouco antes do meio-dia deste sábado, 14, vindo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, encerrando um longo período na cidade sem voos regulares comerciais.
No aeroporto de Franca, o voo inaugural foi acompanhado pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pelo secretário de Turismo do Estado, Roberto Lucena, e autoridades locais, como os vereadores Daniel Bassi, um dos principais articuladores para a volta dos voos, e Marcelo Tidy, a empresária Flávia Lancha, os prefeitos de Franca, Alexandre Ferreira, e Campinas, Dário Saad, a deputada estadual Delegada Graciela, a assessoria do deputado federal Arnaldo Jardim, entre outros.
Lucena, inclusive, veio no avião da Azul. Tarcísio, com outras agendas, veio em aeronave da Polícia Militar e chegou praticamente junto com o avião da Azul.
Foi realizada uma cerimônia no saguão do aeroporto de Franca da qual também participou o presidente da Rede Voa, gestora do aeroporto de Franca, Coronel Marcel Moure.
“Quero agradecer a todos os envolvidos e ao vereador Daniel Bassi, que esteve conosco em todas as etapas até aqui. Temos tudo para ampliar gradativamente esse serviço”, disse Moure.
O governador Tarcísio também destacou a importância destes voos comerciais em Franca.
“Franca sedia essa região tão importante. Tenho a alegria de anunciar a volta dos voos, entregar a Rionegro e Solimões asfaltada e fiscalizar as obras do hospital público de Franca, que já está com 60% das obras concluídas. Franca merece tudo isso”, disse o governador de São Paulo.
O secretário de Turismo, Roberto Lucena, também comemorou o vôo inaugural. “É gratificante ver que os voos em Franca já são realidade. É uma grande cidade e a população merece”, afirmou Lucena.
Para Daniel Bassi, é um grande avanço para a cidade o retorno dos aviões comerciais. Mas, segundo ele, ainda é possível evoluir mais.
“Temos a informação de que Franca movimenta mais de uma tonelada de cargas por dia. A capacidade do Caravan é bem menor e grande parte é escoada via terrestre. Vamos iniciar um trabalho para que o serviço seja ampliado e que seja feito um estudo para a utilização de aeronaves maiores e a implantação de outros destinos, como São Paulo, a partir de Franca”, disse Bassi.
Passagens baratas
O valor das passagens de Franca ao aeroporto de Viracopos é atrativo, com a tarifa de R$ 325 de Franca a Campinas e R$ 332 daquela cidade até o aeroporto de Franca.
A ligação entre Campinas e São Paulo e vice versa, no retorno, será feita em ônibus da empresa Azul sem qualquer custo aos passageiros.
Deputada Graciela, Tarcísio de Freitas, Dário Saad, Daniel Bassi e Roberto Lucena( Foto:Alexandre Silva/FNT)
“A atuação da Azul na cidade com uma linha direta a um aeroporto internacional também é importante, pois recoloca Franca na rota das linhas comerciais regulares do Brasil e com conexão direta a capitais brasileiras e com o exterior”, afirma o vereador Daniel Bassi, que trabalha desde 2022 pela volta dos voos a Franca.
A empresária Flávia Lancha, que acompanhou Daniel Bassi nesse período, durante a articulação para a vinda dos voos, também comemorou.
“Nossa cidade é muito grande, tem potencial turístico e empresarial para ter voos regulares. Vejo como o ponto de partida para outros trechos no futuro”, disse Bassi.
Horários
A rota da Azul em Franca será realizada duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras.
Nesses dias, a aeronave Caravan sairá de Campinas às 9h45, chegando em Franca às 11h10.
Nos mesmos dias, o avião sairá de Franca com destino a Campinas às 12h20, chegando no aeroporto de Viracopos às 13h45.
Reportagem : Marcos Junqueira e Alexandre Silva
Fotos: Alexandre Silva e Célio Messias(Governo do Estado de SP)