O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania), natural de Altinópolis, tem sido uma das vozes representativas do aglomerado urbano junto ao governo do estado de São Paulo. Arnaldo tem participado ativamente para que Franca possa receber o hospital público regional, motivo pelo qual trabalhou arduamente para que a região de 19 cidades fosse reconhecida como aglomerado.
Já em seu quarto mandato, devido a sua experiência política, o parlamentar reconhece que “a região de Franca tem razões fundamentadas para desconfiar da promessa de construção do hospital, afinal de contas o hospital regional foi prometido por diversas vezes e muitas dessas tentativas foram frustradas. Mas agora tivemos o anúncio de uma natureza muito distinta”.
O deputado garante que as diferenças principais, dessa vez, se devem ao fato de o projeto executivo já estar pronto e também por já haver dotação orçamentária para a execução da obra. Ele explicou que quanto à questão do terreno, o governador vistoriou pessoalmente uma alternativa de área, que inclusive já foi selecionada pelo DRS (Departamento Regional de Saúde), portanto há duas alternativas para a construção do hospital, mas o hospital está garantido.
Questionado sobre a possibilidade de escassez de recursos a serem destinados à Santa Casa de Misericórdia de Franca após a inauguração e funcionamento do hospital, ele afirmou que:
“o governador Rodrigo Garcia garantiu que a Santa Casa teve um papel muito importante durante a pandemia, e continuará tendo na saúde da região, pois a Santa Casa não se esvaziará com o hospital, ele será meramente complementar aos trabalhos já prestados pela unidade hospitalar Santa Casa, ao contrário, a partir de agora a Santa Casa terá novas atribuições, através de um trabalho que será feito de forma integrada.”