Na última quinta-feira, a Anvisa determinou a interdição cautelar de todos os lotes do CREME DENTAL COLGATE TOTAL CLEAN MINT, devido a relatos de reações adversas associadas ao uso do produto. A medida foi tomada após a Agência receber diversos relatos de efeitos indesejáveis em consumidores, que apontaram sinais como ferimentos bucais, dor, sensação de ardência, inflamação nas gengivas e inchaço nos lábios.
O alerta foi emitido pela Anvisa em relação à possibilidade de reações adversas devido à presença de fluoreto de estanho na formulação do creme dental. A recomendação é que os consumidores fiquem atentos a sinais de irritação e interrompam o uso do produto caso notem algum desconforto. Caso os sintomas persistam, é importante procurar orientação de um profissional de saúde.
No entanto, em 29 de março de 2025, a Anvisa suspendeu a interdição após o recurso apresentado pela empresa Colgate-Palmolive. A decisão de suspensão será analisada conforme os trâmites administrativos da Anvisa, que seguirá acompanhando o caso e investigando a segurança do produto.
Ações Recomendadas
Além da interdição, a Anvisa também emitiu um alerta sanitário aplicável a todos os cremes dentais que contêm fluoreto de estanho em sua formulação. A recomendação do alerta é para que os consumidores observem quaisquer sinais de irritação ao usar o produto e interrompam o uso imediatamente. Caso os sintomas não desapareçam, é indicado buscar ajuda médica.
Além disso, é importante que os fabricantes garantam que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e orientações de uso adequadas.
Orientações aos consumidores
A Anvisa recomenda que os consumidores que possuam o CREME DENTAL COLGATE TOTAL CLEAN MINT verifiquem a embalagem. Caso a embalagem externa (cartucho de cartolina) esteja disponível, consulte o número do processo 25351.159395/2024-82 no rótulo. Se for encontrada apenas a bisnaga, verifique a composição para verificar a presença de fluoreto estanoso. Enquanto a interdição estiver suspensa, é fundamental que os consumidores observem sinais de desconforto e interrompam o uso do produto caso identifiquem qualquer reação adversa.
Se você sofreu reações adversas após o uso do produto, entre em contato com a Anvisa utilizando os Canais de Notificação, como o sistema e-Notivisa para cidadãos e Notivisa para profissionais de saúde, empresas e vigilância sanitária.
Comunicado Oficial da Colgate
A Colgate-Palmolive emitiu um comunicado reforçando seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. A empresa afirmou que, após a interdição, apresentou um recurso à Anvisa e que está colaborando ativamente com as autoridades sanitárias. A Colgate também reafirmou que a interdição se aplica exclusivamente ao produto Colgate Total Clean Mint e que outras versões da linha de cremes dentais continuam a ser comercializadas normalmente.
A empresa destacou que, embora o produto Colgate Total Clean Mint não represente riscos à saúde, algumas pessoas podem ser sensíveis a certos compostos da fórmula. A Colgate se coloca à disposição para esclarecer dúvidas e tratar casos individuais através de seu portal oficial www.colgatepalmolive.com.br.