Quem tem animal de estimação, já está acostumado com os olhares pidonhos enquanto come. É muito comum, inclusive, dar sobras de alimentos para eles.
Neste domingo, 17 de abril, é celebrado o feriado de Páscoa, uma data que representa renovação, reuniões entre amigos e familiares. No entanto, nem todos devem ser convidados para a mesa. Por mais amados e parte da família que os animais de estimação sejam, alguns alimentos tradicionais da data são prejudiciais para a saúde dos pets.
O ovo de Páscoa – geralmente feito de chocolate, que por sua vez é composto de cacau, uma substância toxica para cães e gatos, é um exemplo clássico de alimento típico da época que deve ser evitado. Ao ingerí-lo, o risco é de intoxicação.
O médico veterinário Luiz Federico Bartoli Pelizaro da Clínica Vethos Noite, explicou que é totalmente contra os animais domésticos consumirem chocolate, “a intoxicação ocorre por conta dos ácidos orgânicos que o chocolate contém, em especial as metilxantinas teobromina. Vale lembrar que os chocolates meio amargos e os amargos contém níveis ainda maiores dessas substâncias”.
Embora haja quem acredite que um pedacinho de chocolate seja um simples agrado para o bichinho de estimação, este pensamento representa um risco enorme para a saúde dele.
“Os sintomas por intoxicação de chocolate podem variar desde vômito, diarreia sem e com sangue (melena), fraqueza, taquicardia, taquipneia (respiração rápida), desidratação, apatia, até os mais graves como sintomas neurológicos, mioclonias (tremores), ataxia (dificuldade locomotora) e convulsões. Isso ocorre porque a metilxantinas transpassam facilmente a barreira hematocefálica e são de eliminação lenta em relação a outras espécies” alertou ainda o médico-veterinário.
Ao notar qualquer um dos sinais citados é indicado procurar atendimento especializado, leve o animal ao veterinário mais próximo. O diagnóstico é clínico e o tratamento para intoxicação alimentar varia conforme a gravidade de cada caso, portanto é individual.
Então, para acabar com a dúvida, a resposta é simples, curta e direta: não! Não se pode dar chocolate para cachorros nem para gatos de estimação, nem para qualquer outro pet.
Portanto, se você tem um coelho, pássaro ou porquinho da Índia em casa (entre outros animais), a regra segue a mesma: chocolate para pet, só se for especialmente desenvolvido para a espécie em questão.
Lembre-se, esses cuidados também fazem parte da guarda responsável. Zelar pelo bem estar e saúde do animalzinho é dever imposto por lei, mas antes disso vale ressaltar que quem ama cuida.
Feliz Páscoa a todos.