Matheus Henrique, um jovem francano de 17 anos, teve a honra de representar os direitos da criança e do adolescente do estado de São Paulo na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (12ª CNDCA), realizada em Brasília de 2 a 4 de abril.
Sua voz ecoou em prol de uma causa essencial: garantir que crianças e adolescentes tenham espaço para expressar suas necessidades e anseios.
Matheus, natural de Franca, também é membro ativo do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil em sua cidade. Sua trajetória começou na escola, onde se tornou representante dos direitos humanos.
A partir daí, sua jornada o levou à Conferência Municipal em Franca, organizada pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança do Adolescente), onde foi eleito como representante da cidade.
Mas, Matheus não parou por aí. Ele participou da conferência estadual em São Pedro, representando não apenas sua cidade, mas toda a região. Esse evento, organizado pelo Condeca, foi um marco em sua vida.
Lá, Matheus foi eleito como representante do estado de São Paulo. Imagine a emoção de estar entre os 12 jovens que foram representar o Estado na conferência nacional, promovida pelo Conanda.
A experiência foi enriquecedora. Matheus trouxe consigo novos costumes, amizades e aprendizados. Para nós, adolescentes, esses espaços de voz são cruciais.
CRIANÇA E ADOLESCENTE, PRIORIDADE SEMPRE! NADA PARA NÓS, SEM NÓS!Matheus em conferência, cita frase acima entoada pelos jovens que estavam presentes no evento Nacional
Além disso, Matheus compartilhou outra experiência na conferência realizada em Brasília, de acordo com ele mais de 700 adolescentes uniram suas vozes para suplicar ao presidente que reconsidere o Novo Ensino Médio, cujos impactos estão afetando cada vez mais a educação.
Essa mobilização juvenil demonstra a força e a determinação da consciência que a nova geração já tem bem cedo em lutar por seus direitos e pelo melhor futuro possível. 👏📚