Por David Florim – www.youtube.com/@palcodofutebol
O Campeonato Brasileiro apresenta hoje, uma espécie de “espanholização”. Duas equipes – Palmeiras e Flamengo – esportivamente fortes, com melhor estrutura e elencos robustos – destoam das demais equipes.
Nesse quesito, qualquer uma das duas equipes que for campeã, não causará estranheza.
Contudo, o maior adversário das duas agremiações é o calendário. Igualmente favoritas na Copa do Brasil e na Libertadores da América, em algum momento Tite e Abel Ferreira terão que escalar times reservas no brasileirão.
E nesse ínterim, equipes como Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Atlhetico Paranaense, Atlético Mineiro e São Paulo podem assumir a ponta.
Com isso, vale ressaltar que, quanto mais Palmeiras e Flamengo se manterem vivos nas outras duas competições, mais abrirão espaço para que as outras lutem pelo Campeonato Brasileiro.
É um calendário insano que deveria ser resolvido, mas que falta vontade política. Não fossem os interesses comerciais, os campeonatos estaduais seriam uma excelente forma de os grandes disputarem com equipes Sub-20, podendo revelar novos craques, e dando a chance de os times menores serem campeões em seu estado.
Ao mesmo tempo, o campeonato nacional se esticaria, ou voltaria a Copa do Brasil a ser disputada no primeiro semestre, como fora até alguns anos atrás.
Como podemos ver, o principal adversário de Palmeiras e Flamengo no momento é o calendário. E é justamente isso que pode impedir a “espanholização” do futebol nacional. É um dos temas mais tratados no www.youtube.com/@palcodofutebol .