Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca

    24 de maio de 2025

    Diretor de tecnologia da NielsenIQ, Mohit Kapoor, nomeado para o prêmio de Executivo do Ano no Global Tech & AI Awards por liderar a transformação tecnológica baseada em IA da NIQ

    24 de maio de 2025

    Ela é uma amiga muito especial da Família Verzola, e tenho por ela muito carinho e admiração. Queridíssima Maria Conceição Cintra merece sempre o meu destaque. 

    24 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca
    • Diretor de tecnologia da NielsenIQ, Mohit Kapoor, nomeado para o prêmio de Executivo do Ano no Global Tech & AI Awards por liderar a transformação tecnológica baseada em IA da NIQ
    • Ela é uma amiga muito especial da Família Verzola, e tenho por ela muito carinho e admiração. Queridíssima Maria Conceição Cintra merece sempre o meu destaque. 
    • Caro amigo, Dr. Antônio Carlos Ribeiro está fazendo um tour por diversas cidades, como Dubai, Jerusalém e outras. Recarregando as baterias para, logo, retomar suas atividades do dia a dia.
    • Querido casal, por quem tenho um carinho enorme e muita gratidão. Luiz Carlos Verzola e Vânia, hoje recebem nosso carinhoso destaque.
    • Empresário de destaque, Marco Antônio Soares Ferreira é o diretor do Markinho Automóveis, onde muito se destaca com sua revenda de sucesso.
    • Casal Marcio Maniglia Machado, que é o fundador e administrador da comunidade F&F (Franca & Francanos) e Eliane estarão realizando a 4.ª edição da super festa F&F Flashback, no próximo dia 07 no espaço Flamboyant. Informações pelo fone 98859-8172.
    • Casal por quem tenho um grande carinho, amizade e gratidão. Noedí Freitas e Samuel hoje recebem nosso destaque sempre muito especial.
    • Odontóloga de sucesso, Dra. Maria Rita Perente é uma profissional que muito se destaca na área da saúde bucal, e atende seus pacientes com extrema dedicação e cuidado.
    • Ele comanda em nossa cidade a Mudare Negócios Imobiliários, de tanto sucesso e tradição. Evandro Saturi é sempre merecedor do nosso destaque.
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » “A abertura de lagoas de contenção pode sanar as enchentes”, diz João Rocha
    Sociedade Organizada

    “A abertura de lagoas de contenção pode sanar as enchentes”, diz João Rocha

    Marcela Barros Reg. 0093373/SPBy Marcela Barros Reg. 0093373/SP10 de fevereiro de 2022Updated:10 de fevereiro de 2022

    As enchentes e o transbordamento dos córregos da cidade fazem parte de um problema antigo, ainda não solucionado por nenhum governo, que apenas tomaram medidas paliativas ao longo das décadas, como alargamento pontuais dos canais. Entretanto, não há nenhum estudo aprofundado a respeito que tenha sido realizado pelas gestões anteriores, por isso a Sociedade Organizada analisou as propostas de campanha dos candidatos a prefeito de 2020 como forma de auxiliar a administração municipal a encontrar soluções para tal dificuldade.

    João Rocha, ex-vice-prefeito e também responsável pela EMDEF mapeou a situação em 2020 durante a elaboração do seu plano de governo e afirma que é necessário um investimento alto de recursos e que o município não seria capaz de sanar a situação sem auxílio do governo estadual e federal. De acordo com o empresário, a contenção das enchentes deve ser feita em etapas e algumas delas são fáceis de serem implementadas pelo prefeito, inclusive aproveitando o próprio relevo da cidade para que se tenham soluções de curto prazo. Ele explicou que em seu levantamento realizado com o acompanhamento de um engenheiro técnico, foi possível verificar que a situação mais crítica se dá aos finais das grandes avenidas Antônio Barbosa Filho, Dr. Hélio Palermo e Dr. Ismael Alonso y Alonso.

    De um modo didático Rocha explicou que “o relevo da cidade em formato de “U”, desde o Distrito Industrial, passando por toda a Avenida Integração, seguindo pela região do Hospital do Coração e Avenida Adhemar de Barros, fazendo com que as águas desaguem para dentro e para fora desse relevo, de modo que as águas que escoam para dentro desse “U” causem as enchentes”. Para ele uma das soluções a médio prazo seria a formação de lagoas de contenção com a finalidade de reter a maior demanda da água por cerca de vinte ou trinta minutos, e assim a água chegaria aos pontos mais críticos da cidade em menor volume, permitindo que o escoamento dos córregos fosse mais tranquilo.

    “A abertura de lagoas de contenção é a medida mais adequada por trazer resultados rápidos, além de ter um custo relativamente barato, sem prejudicar o meio ambiente”. – João Rocha.

    Ainda de acordo com João, as nascentes dos córregos seriam os locais mais adequados para a abertura de tais lagoas. Na região localizada entre os dois bairros Piratininga I e Piratininga II, há uma área com cerca de 1,5 km de área que pode ser utilizada para essa finalidade, além da área de preservação permanente localizada na avenida Vereador José Granzotte, o que não irá interferir na biologia do ecossistema local, pois a água ficará retida temporariamente. Já na região do Recanto Elimar e Parque Santa Hilda, há um córrego que precisa ser contido antes de chegar à região do Clube Castelinho, e na região do bairro Jardim Flórida há uma área verde desde o Recanto Elimar, passando por toda extensão do Santa Lúcia até chegar no castelinho. Em outro ponto da cidade, mais próximo à Avenida Hélio Palermo, há praças grandes que podem ser utilizadas para esta finalidade e realocadas.

    Questionado, ele disse não ver impacto de vizinhança nessa situação pois são áreas de preservação, salvo no caso das praças, mas que de qualquer modo o espaço deverá ser projetado e cercado, para evitar a poluição local e garantir a segurança dos moradores da região. Ele acrescentou que na cidade de São Paulo há os chamados “piscinões”, portanto é algo extremamente viável e já utilizado em outras cidades.

    Outra medida a ser tomada pelo poder público para conter as enchentes são as “cisternas secas”, a serem construídas nas novas unidades habitacionais do município. Seria preciso que o prefeito encaminhasse um projeto de lei para a câmara estabelecendo que cada unidade habitacional ou comercial a ser construída nessa região do relevo, tenha a cisterna seca em sua infraestrutura, que nada mais é do que um método de escoar a água que cai no telhado da casa em uma cisterna no quintal, apenas escoando para a rua ou esvaindo pra os lençóis freáticos ao atingir o volume máximo do “ladrão” do reservatório. Mas isso só se aplicaria às novas construções ou reformas em moradias, entretanto tais mediadas possibilitariam que a água fosse retida antes mesmo de chegar nas lagoas de contenção.

    É possível também implantar galerias subterrâneas nos pontos mais complicados ao longo dos córregos, já que o canal se localiza entre duas avenidas, o que demandaria menos investimento e seria uma obra mais ágil de ser realizada. João sugere que seja feita um projeto de macrodrenagem, dimensionamento e custo, que pode ser realizado pela Secretaria de Saneamento de Recursos Hídricos de São Paulo ou pelo Ministério da Infraestrutura, e critica que não tem sido feito nada pela administração municipal nesse sentido apesar da gravidade das enchentes, inclusive com mortes de munícipes.

    A melhor solução claramente é o alargamento dos córregos, alterando a construção trapezoidal destes para o sentido vertical, o que de acordo com João aumentaria consideravelmente a capacidade destes córregos. No entanto, a maior dificuldade para o alargamento é o alto custo, o que deve ser mediante apoio do ministério da infraestrutura e governo de São Paulo, necessitando que nossos deputados e prefeito busquem as verbas necessárias. Há ainda a possibilidade de venda de propriedades municipais para a iniciativa privada, terrenos sem a devida utilização e prédios abandonados para levantar recursos, sem que configure dilapidação de patrimônio.

    enchentes francasp políticaspúblicas

    Related Posts

    Vale para quem? – A imoralidade dos privilégios em tempos de fome

    6 de abril de 2025

    Instituto Lee é inaugurado em Pedregulho com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal

    24 de fevereiro de 2025

    Instituto Lee apresenta projeto de inclusão para vereadores de Pedregulho

    12 de fevereiro de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca
    • Diretor de tecnologia da NielsenIQ, Mohit Kapoor, nomeado para o prêmio de Executivo do Ano no Global Tech & AI Awards por liderar a transformação tecnológica baseada em IA da NIQ
    • Ela é uma amiga muito especial da Família Verzola, e tenho por ela muito carinho e admiração. Queridíssima Maria Conceição Cintra merece sempre o meu destaque. 
    • Caro amigo, Dr. Antônio Carlos Ribeiro está fazendo um tour por diversas cidades, como Dubai, Jerusalém e outras. Recarregando as baterias para, logo, retomar suas atividades do dia a dia.
    • Querido casal, por quem tenho um carinho enorme e muita gratidão. Luiz Carlos Verzola e Vânia, hoje recebem nosso carinhoso destaque.
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca

    By Reporter no Fato

    – Com objetivo de dobrar o atendimento a pessoas com autismo, evento da APAE Franca…

    Megaempreendimento de R$ 1,2 bilhão será lançado em Cássia/MG

    22 de maio de 2025

    Cuidado em liberdade transforma vidas: CAPSs de Franca celebram a Luta Antimanicomial

    20 de maio de 2025

    Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão

    19 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.