Empossado como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump assina uma série de ordens executivas, conforma havia prometido.
Aos 78 anos, ele assumiu o comando do país nessa segunda-feira, em uma cerimônia fechada no Capitólio, por causa do frio intenso.
Trump é o presidente de número 47 dos Estados Unidos.
Entre as medidas anunciadas, o republicano decretou emergência nacional nas fronteiras do sul, para que imigrantes e criminosos sejam enviados de volta aos seus países.
Trump disse que volta à presidência com confiança e otimismo e que os desafios serão aniquilados.
Prometeu derrubar medidas de combate à mudança climática, começar uma reforma do sistema comercial para proteger os trabalhadores e as famílias americanas e afirmou que vai taxar os países estrangeiros, com um sistema de impostos externos para entrar mais dinheiro no Tesouro americano.
Além disso, o novo presidente disse que uma ordem executiva irá acabar com qualquer tipo de censura e garantir a liberdade de expressão para a América.
Trump ainda garantiu que vai restaurar uma justiça igual sob a constituição e o estado de direito levar a lei e a ordem de volta às cidades.
E mais: uma ordem executiva vai obrigar a administração a reconhecer só dois tipos de gênero: feminino e masculino.
O novo presidente determinou a mudança do nome do golfo do México para golfo da América declarou que vai pegar de volta o Canal do Panamá, entre outras medidas.