O governo de São Paulo publicou decreto renovando o benefício tributário para manutenção do ICMS em 3,5%, evitando a elevação para 18%, com validade até 31 de dezembro de 2026. Esta conquista é essencial para a sobrevivência do setor calçadista de Franca e das demais cidades produtoras de calçados do estado.
Durante todo o ano de 2024 a deputada Graciela Ambrósio (PL), lideranças do Sindifranca, e do setor calçadistas de Jaú, Birigui e Santa Cruz do Rio Pardo participaram de diversas reuniões com o governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Fazenda, Samuel Kinoshita, para apresentarem as dificuldades enfrentadas pelo setor, como a importância de se manter a alíquota reduzida.
O retorno da taxação do imposto a 18% tornaria inviável a manutenção de pequenas e médias empresas na cidade, acabando com milhares de vagas de emprego e impactando profundamente a economia local.
José Carlos Brigagão, presidente do Sindifranca pontuou que isto foi praticamente a salvação do setor calçadista do estado de São Paulo, para que elas possam ter condições de continuar concorrendo com as indústrias frente à guerra fiscal que ocorre entre os estados do Brasil.
“Esta força da Deputada Dra. Graciela foi fundamental para que esta vitória fosse consagrada. Isto demonstra a importância de nós termos um deputado à altura da deputada Graciela em São Paulo defendendo o setor calçadista, e não é a primeira vez, ao longo do tempo ela vem nos ajudando e acompanhando.” – enfatizou José Carlos Brigagão (Presidente do Sindifranca).
Brigagão considerou que a deputada sempre participou das reuniões com as lideranças do setor calçadista, junto ao Governo do Estado e Secretaria da Fazenda, defendendo a classe calçadista.
A deputada Graciela que tem se destacado como uma forte aliada do setor calçadista junto ao governo do Estado, destaca que reconhece a importância dessa indústria para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico, e por isso tem trabalhado ativamente para atender às principais demandas do setor.
Para a reportagem Graciela reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do setor calçadista, essencial para o crescimento econômico regional e a manutenção de milhares de postos de trabalho, através de reuniões com lideranças empresariais, articulações para a criação de políticas públicas que incentivem a competitividade da produção nacional e a busca por incentivos fiscais que aliviem os custos das empresas, e a promoção de diálogos constantes entre o governo e os trabalhadores, garantindo que as necessidades de ambos os lados sejam ouvidas e atendidas.
A manutenção do imposto em 3,5% é resultado de um trabalho em conjunto do setor calçadista francano, liderado pela deputada estadual Delegada Graciela e com total apoio do Governador Tarcísio de Freitas (REP).