A Bahia enfrenta o pior acumulado de chuvas para o mês de dezembro em 32 anos. Já são 100 cidades em situação de emergência, 470 mil pessoas afetadas e o número de mortos subiu para 21.
Na terça-feira(28), o governo federal publicou a medida provisória que libera R$200 milhões de reais para os estados afetados pelos temporais. O crédito extraordinário foi destinado para o Ministério da Infraestrutura e será usado para reconstruir rodovias federais danificadas pelos temporais, principalmente nos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Pará e Amazonas. A recuperação dos trechos será feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – o Denit.
Minas Gerais
A exemplo do sul da Bahia, municípios do norte de Minas também estão sendo castigados pela chuva. As cidades de Salinas e Porteirinha amanheceram debaixo d’água hoje e o corpo de bombeiros teve que enviar reforços para a região.
São Paulo
A forte chuva que caiu na região metropolitana de São Paulo fez com que a Defesa Civil emitisse alerta de alagamento e interditasse ruas em Santo André. Só na região do ABC Paulista, até o fim da tarde, os bombeiros receberam 77 chamadas de alagamentos e desabamentos. Não houve registro de feridos.