Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Dove distribui amostras do novo Óleo de Banho Glicerinado

    12 de junho de 2025

    Ponto de Cultura inaugura Espaço de Vivências Culturais em Taubaté

    12 de junho de 2025

    Golpes no Dia dos Namorados podem gerar R$ 72,8 milhões em fraudes em 2025

    12 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Dove distribui amostras do novo Óleo de Banho Glicerinado
    • Ponto de Cultura inaugura Espaço de Vivências Culturais em Taubaté
    • Golpes no Dia dos Namorados podem gerar R$ 72,8 milhões em fraudes em 2025
    • Encontro de RI realizará debate sobre dupla listagem em Bolsa de Valores
    • Empresa brasileira desenvolve plataforma de IA para WhatsApp
    • Sisloc lança assistente virtual inteligente para locadoras
    • Felipe Avancini orienta brasileiros sobre mobilidade global
    • Conservas Olé marca presença no São João da Bahia
    • Celular cresce como fonte de renda entre brasileiros em 2025
    • Jô, ex-jogador do Corinthians, é preso por atraso no pagamento de pensão alimentícia
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    • De Quebrada
    Portal FNTPortal FNT
    Início » IA traz desafios e oportunidades para o marketing
    Notícias Corporativas

    IA traz desafios e oportunidades para o marketing

    DINOBy DINO24 de setembro de 2024Updated:3 de outubro de 2024
    IA traz desafios e oportunidades para o marketing
    IA traz desafios e oportunidades para o marketing

    Nos últimos tempos, os profissionais de marketing e comunicação têm passado por diversas transformações na sua forma de atuar e até mesmo no papel que desempenham junto às organizações.

    Desde o início dos anos 90, com os primeiros passos da Internet comercial, a efervescência se tornou marca na área. O surgimento dos motores de busca a partir de 93, o crescimento da comunicação nas redes sociais no início dos anos 2000, o fenômeno dos influencers e tantas outras etapas da “revolução digital” obrigaram os profissionais que atuam no marketing e na comunicação a abraçarem a tecnologia como parte do seu dia a dia.

    Foi também nos anos 90 que a sustentabilidade passou a fazer parte efetivamente do discurso das organizações empresariais. A emergência climática e o consumo “irresponsável” se tornaram desafios para qualquer empresa que quisesse estar próxima de seus consumidores e demais stakeholders.

    Porém, na visão do professor e pesquisador da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Dr. Leandro Tadeu Novi, “o que se pôde vivenciar a partir de 2022, com a liberação do ChatGPT para o público em geral, tem potencial para ser a maior revolução na maneira que os profissionais de marketing e comunicadores atuarão”.

    Leandro afirma que as bases da IA vêm sendo fundadas há muito mais tempo e que as grandes empresas já davam seus primeiros passos na sua utilização desde os anos 2010. Porém, quando o tema se popularizou e as ferramentas gratuitas e interativas passaram a fazer parte do cotidiano, uma transformação sem precedentes começou a ocorrer.

    Na opinião do pesquisador, chatbots e assistentes virtuais vêm se tornando cada vez mais frequentes e “humanizados” e a criação de conteúdos assumiu proporções inimagináveis. “Isso tudo, porém, é apenas a ponta do iceberg. Há muito mais a ser explorado como a personalização em escala, as análises preditivas e a automação de tarefas repetitivas que pouco acrescem valor ao nosso trabalho”, explica Leandro.

    O professor aponta para a seguinte questão: “Até que ponto os profissionais estão dispostos a mergulhar nesse enorme potencial e aprofundar seu conhecimento? Será que a inteligência artificial, ao invés de contribuir para uma melhor performance nas áreas de marketing e comunicação, irá diminuir a ‘inteligência natural’, tirando a sensibilidade e o bom senso”?

    Leandro afirma que, se o devido cuidado não for tomado, a sociedade verá um crescimento enorme de conteúdos iguais e sem estratégia sendo compartilhados, bem como imagens sem vida e repletas de erros sendo distribuídas, comprometendo a imagem de marcas que foram construídas ao longo de anos de muito trabalho. O pesquisador destaca ainda que o ponto ainda mais crítico é que os profissionais de marketing e comunicação não aproveitarão tudo aquilo que realmente a tecnologia oferece.

    O Dr. Leandro Novi desenvolveu uma aplicação baseada em IA para facilitar o uso de ferramentas complexas de análise mercadológica e planejamento estratégico. A ideia é viabilizar o uso dessas ferramentas por micro e pequenas empresas, que não dispõem de verba para contratação de consultorias ou mesmo de profissionais destas áreas. O objetivo é diminuir o índice de mortalidade destas organizações, que hoje, segundo dados do SEBRAE, gira em torno de 21,6% até os cinco anos de atividade.

    A solução já foi testada em nível acadêmico e agora começa a ser aplicada em situações reais.

    Sobre Leandro Tadeu Novi:

    Mestre em Comunicação e Doutor em Administração de Empresas – Marketing.

    É sócio e fundador da Nova Atitude Comunicação, autor de livros e artigos científicos e palestrante.

    leandro@novaatitude.com.br

    www.linkedin.com/in/leandro-novi

    CIÊNCIA COMUNICAÇÃO MARKETING NEGÓCIOS tecnologia

    Related Posts

    Dove distribui amostras do novo Óleo de Banho Glicerinado

    12 de junho de 2025

    Ponto de Cultura inaugura Espaço de Vivências Culturais em Taubaté

    12 de junho de 2025

    Golpes no Dia dos Namorados podem gerar R$ 72,8 milhões em fraudes em 2025

    12 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Dove distribui amostras do novo Óleo de Banho Glicerinado
    • Ponto de Cultura inaugura Espaço de Vivências Culturais em Taubaté
    • Golpes no Dia dos Namorados podem gerar R$ 72,8 milhões em fraudes em 2025
    • Encontro de RI realizará debate sobre dupla listagem em Bolsa de Valores
    • Empresa brasileira desenvolve plataforma de IA para WhatsApp
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Poupatempo participa da Campanha do Agasalho 2025

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    Com a chegada do período mais frio do ano, o Poupatempo participa, mais uma vez,…

    Sabesp promove encontro sobre jornada dupla e liderança feminina com Luiza Helena Trajano

    9 de junho de 2025

    Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores

    7 de junho de 2025

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    6 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.