A eterna rainha do rádio e do samba francano Rose Morais foi um dos grandes nomes da cidade a passar por estes 3 dias intensos e gloriosos do (5°) Fórum Internacional de Cidades Criativas que este ano escolheu Franca para ser a primeira cidade do estado de São Paulo a sediá-lo. Claro que não perdi a oportunidade de chamá-la para uma breve entrevista e mesmo que (sendo) quase impossível ter uma conversa curta com um ícone desse, tentei.
Continua após a imagem…
Rose Morais, geminiana, natural de Passos, interior de Minas Gerais, mas com o coração francano. Quando eu era adolescente me recordo de todos os domingos minha tia ligar o rádio de manhã e quem estava no ar? Rose Morais com o atemporal programa ”Samba Show”! Escutava aquela mulher com uma voz forte e empoderada falando sobre música boa e colocando a cidade pra dançar, o programa era transmitido pela Hertz FM. Rose tem um histórico de mais de 25 anos na comunicação francana e já realizou entrevistas com nomes como Zezé di Camargo e Luciano, Gilberto Gil, Raça Negra, Capital Inicial, Rita Lee e a lista é tão grande que paro por aqui.
Continua após a imagem…
Nesse breve bate papo pude conhecer um pouco além do que pode-se encontrar pela rede, como, por exemplo, sua felicidade em ter recebido atualmente o mérito de cidadã francana pela Câmara Municipal de Franca a pedido da vereadora Líndsay Cardoso e também me disse que parte dessa felicidade é por receber uma homenagem como está em vida. Rose também me contou sobre como é ser empreendedora no mercado da comunicação, visto que com um nome de peso como o dela dispensa qualquer marca ou empresa de transmissão por trás, lá está ela em 2021, dona de si, dona de sua ‘web’ rádio, gerindo toda hierarquia de sua marca, sendo a locutora (claro), editora, gestora comercial, social, fiscal e por aí vai.
Continua após a imagem…
Preciso dizer e deixar aqui eternizado algo que nunca imaginei escutar de alguém que tanto fez pelo setor e que eu era fã quando pequeno, poxa, cresci escutando ”Samba Show” e não imaginava que meus sonhos se realizariam e agora estaria aqui aos 32 anos escrevendo uma matéria sobre ela, muita loucura não é mesmo? Acreditem em seus sonhos!
Ainda sobre o V FICC 2021, Rose Morais foi a apresentadora da roda de samba que aconteceu no segundo dia de fórum, trazendo seu carisma a tona e revelando novos talentos do samba na cidade em um evento de tanto prestígio como este. Vocês podem conferir mais sobre o segundo dia do fórum aqui na minha coluna no Fato No Ato.