A Justiça condenou 15 pessoas acusadas de envolvimento em um roubo de cerca de R$ 300 mil em defensivos agrícolas em uma fazenda de Jaborandi em agosto de 2022. Juntas, as penas somam 154 anos de prisão.
No dia do crime, ao menos oito criminosos, alguns deles armados, invadiram a fazenda, às margens da rodovia Assis Chateaubriand, que liga Jaborandi a Colina, renderam funcionários e roubaram os defensivos agrícolas, uma caminhonete e ferramentas.
Até maio do ano passado, nove pessoas já haviam sido presas por participação no roubo.
Na decisão, o juiz Fabiano Mota Cardoso, da Vara Única de Colina, condenou, além daqueles que participaram diretamente da ação, um vigilante que passou informações sobre o local aos criminosos.
Segundo Cardoso, análises de celulares e contas bancárias dos réus comprovam o envolvimento deles no crime.
Além das reclusões, os envolvidos foram condenados a pagar indenização de R$ 300 mil.
Nove condenados permanecerão presos, sem direito a recorrer da sentença. Outros seis poderão responder em liberdade.
Durante as investigações, a polícia descobriu que o grupo estava sediado em Franca, para onde fugiu após o roubo. Segundo o delegado Gustavo Coelho, os acusados já se envolveram em outros crimes.
“Ao menos dois deles possuem envolvimento em crimes na área rural. Recentemente, no final do ano, um deles foi preso em uma cidade no estado de Minas Gerais após tentar furtar o trilho do trem”, afirma Coelho.