Ônibus elétrico
A chinesa BYD está bem colocada na corrida pela disputa do fornecimento de ônibus elétricos à prefeitura de São Paulo. Hoje, 18 ônibus elétricos da companhia já circulam na cidade, com características especiais para o trânsito local, os chassis D11B e carroceria de até 22 metros. Fora munição financeira: a BYD contará com apoio do Banco da China para a prefeitura da capital paulista. E a fábrica de ônibus em Camaçari, hoje com capacidade para dois mil veículos/ ano, será expandida.
De olho nas crianças
Dados divulgados na sexta-feira (1º) pelo Atlas Mundial da Obesidade, mostra que em 2035 o Brasil pode ter 50% de crianças e adolescentes (entre 5 e 19 anos) com obesidade ou sobrepeso. Esses dados representam um crescimento de cerca de 1,9% ao ano entre 2020 e 2035, um índice que ultrapassa o dos adultos (1,8% por ano). As principais causas são: a falta de rotina de alimentação, fácil acesso a lanches fora de hora, que geralmente são consumidos em frente as telas, ou seja, sem nenhuma movimentação. E o vilões já se sabe são os alimentos ultra processados, como biscoitos, bolachas recheadas, salgadinhos de pacote e alimentos fritos.
Subindo o tom
Apesar de recomendar que não se fizesse mais nenhuma provocação a Israel, o Itamaraty resolveu subir o tom, depois de novo massacre à palestinos que aguardavam o recebimento de ajuda humanitária. “O governo Netanyahu volta a mostrar, por ações e declarações, que a ação militar em Gaza não tem qualquer limite ético ou legal. E cabe à comunidade internacional dar um basta para, somente assim, evitar novas atrocidades. A cada dia de hesitação, mais inocentes morrerão. A humanidade está falhando com os civis de Gaza. E é hora de evitar novos massacres”.