A Polícia Civil de Ribeirão Preto prendeu na manhã desta quinta-feira (14) três suspeitos de liderar uma quadrilha que aplicava o golpe do falso leilão de veículos. As prisões ocorreram na região do ABC Paulista, na Grande São Paulo.
As investigações começaram há cerca de quatro meses e apontaram que o grupo criminoso causou prejuízo de cerca de R$ 1,5 milhão a vítimas de ao menos seis estados.
Segundo o delegado Kleber de Oliveira Granja, a quadrilha criou um site que imitava o do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para que as pessoas confiassem e ofertassem lances. O dinheiro era enviado e caía em contas dos criminosos.
“Esse site, hospedado aqui no Brasil, foi identificado pelo escritório de inteligência da Deic [Divisão Especializada de Investigações Criminais] de Ribeirão Preto e, imediatamente, conseguimos bloqueá-lo, porque centenas de vítimas estavam caindo no golpe. Fizemos um balanço inicial, os valões depositados pelas vítimas levam a crer que temos cerca de R$ 1,5 milhão de prejuízo”, explicou.
As empresas dos golpistas, cadastradas junto à Receita Federal como sendo do ramo de leilões, tiveram os CNPJs bloqueados.
A Polícia Civil acredita que quatro pessoas lideravam o grupo, sendo que três delas foram presas durante a operação desta quinta-feira.
Agora, de acordo com o delegado, as investigações continuam para tentar identificar o quarto suspeito, além de eventuais outras vítimas.
“A importância de as vítimas registrarem boletins de ocorrência, principalmente daqueles que estiverem domiciliados na nossa região, aqui de Ribeirão Preto”, complementou Granja.
Os criminosos devem responder por organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro.