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    IA analisa reação do consumidor aos anúncios em transmissões

    DINOBy DINO20 de novembro de 2023
    IA analisa reação do consumidor aos anúncios em transmissões
    IA analisa reação do consumidor aos anúncios em transmissões

    Mensurar o resultado efetivo de uma campanha publicitária veiculada em TV, Rádio e livestreaming, ou seja, verificar na prática quem são e onde estão os consumidores que se identificaram de fato com o produto ou serviço anunciado é uma das metas das equipes de mídia. Mas nem sempre isso é possível, pois os planos de mídia são feitos com base em alcance e audiência.

    Essa prática leva os anunciantes a desperdiçarem dinheiro em campanhas, porque a audiência não está diretamente relacionada ao interesse do consumidor. A chave para alcançar o objetivo de uma campanha publicitária está em mensurar a conversão, combinando análises de canais de TV, emissoras de rádio, livestreaming e reações no on-line.

    A Tunad foi criada para auxiliar os anunciantes e equipes de mídia a não desperdiçarem verbas publicitárias. Para atingir esse objetivo, a plataforma entrega o planejamento para a execução e otimização de campanhas.

    “Ao contrário dos planos de mídia convencionais, que são orientados pela análise quantitativa de alcance e audiência, a plataforma monitora e entende a reação dos consumidores aos conteúdos veiculados das marcas em transmissões de grande alcance e utiliza modelos de IA preditivos para criar planos de mídia com alta precisão”, diz Cesar Sponchiado, CEO & Founder.

    Na prática, a plataforma Tunad, que acompanha mais de 200 canais de TV e livestreamings, além de milhares de estações de rádio, traz métricas de conversão do off-line tal como ocorre no ambiente on-line. Ricardo Monteiro, COI & CSO, diz que a plataforma analisa os criativos, mostrando os que mais geraram interesse, quais mercados, canais, programas, dias e horários geram melhor resultado.

    “Temos condições de entregar uma análise mais completa e com KPIs como os de campanhas online para os criativos de todos os anunciantes. Com isso conseguimos aumentar o retorno dos planos de mídia em pelo menos 25%”, diz Monteiro.

    Com uso de ferramentas de analytics, a empresa identifica o interesse do público por canal, por programa, por região, por comportamento. “Não adianta olhar apenas o número de impactos porque a audiência não tem correlação direta com o interesse das pessoas”, afirma Sponchiado. “O Planejamento de Mídia Preditivo (TV e Rádio) com uso de IA avançada tem uma precisão em torno de 90%”, completa.

    Com a plataforma, as reações dos consumidores, a partir da veiculação de um anúncio em rádio ou TV, são instantaneamente monitoradas no ambiente on-line com métricas criadas em parceria com o anunciante. “Usamos métricas de interesse do anunciante, como fontes do Google, Apsflyer, Adjust, e outras, que nos permitem analisar desde a quantidade de buscas de qualquer palavra minuto a minuto até KPIs de conversão, mesmo em períodos passados”, diz Monteiro.

    Baseada nesse tipo de mensuração, a plataforma consegue mostrar que palavras ou termos do anúncio veiculado em TV, rádio ou livestreaming surtiram mais interesse dos consumidores no ambiente on-line.

    “Quando fazemos esse tipo de análise, sabemos se as pessoas tiveram interesse por determinados temas e podemos sugerir alterações nas palavras chave das campanhas online”, conta Monteiro.

    Os recursos de analytics garantem a capacidade de monitorar em detalhes as reações dos consumidores. Os anunciantes têm os seguintes indicadores: região, período de veiculação do anúncio, tipo de comercial, duração, valor da mídia, emissoras, bloco e posição no break comercial em que foi veiculado o anúncio, entre outros. “Conseguimos identificar qualitativa e quantitativamente a eficácia de um anúncio”, diz Sponchiado.

    A Tunad, que nasceu com um investimento inicial de R$ 4 milhões e já emprega mais de quarenta funcionários, possui em sua carteira parceiros e clientes de grande porte, como o Google, Nestlé, Unilever, Coca-Cola, Ambev, Itaú, Santander.

    Como são realizadas as pesquisas?

    Para realizar as pesquisas, a Tunad possui uma equipe de auditoria que trabalha com um sistema de captura de sinal dos canais da TV aberta e PayTV. O sistema desenvolvido pela Tunad consegue identificar o momento em que um comercial começa a ser veiculado e faz a classificação automática via audio-matching (tecnologia para mensuração de audiência ), e a equipe de auditoria faz a validação dos resultados.

    A empresa realiza pesquisas com canais de TV Aberta [SL1] na maioria das praças no Brasil. Com os dados capturados por áudio-matching, a plataforma  consegue fazer um cruzamento para identificar se esse anúncios tiveram impactos em algum indicador específico. Um dos indicadores da Tunad está integrado às buscas por palavras-chave relacionadas a anúncios no Google.

    A companhia desenvolveu uma API que monitora minuto a minuto as palavras-chave que são cadastradas na plataforma. Com esses dados, a plataforma consegue apresentar métricas relacionadas à palavra-chave cadastrada. Isso pode ser feito cinco minutos antes de cada veiculação dos anúncios e com uma  projeção para 10 minutos depois das inserções. Com essas métricas, a empresa consegue fazer uma projeção com o valor real de buscas.

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