O Nepec – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Criativa ligado ao Programa Empreender, da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) – promoveu, na última sexta-feira, 15, o 3º evento preparatório para o V Fórum Internacional de Cidades Criativas que vai acontecer na cidade de Franca, em dezembro deste ano. O evento contou com as presenças de influencers, imprensa e criativos locais em torno de um bate-papo sobre “A Importância da Comunicação Para uma Franca + Criativa”.
“Nosso propósito foi trazer o pessoal da comunicação a fim de engajá-los no processo do Fórum”, conta a coordenadora geral do Nepec, Tânia Mara Pinto de Sousa. “Isso é importante porque a comunicação é um dos eixos da economia criativa e por meio dela é que vamos alcançar a comunidade para que esta também seja parte do Fórum”, acrescentou.
O bate-papo de sexta-feira foi conduzido por Tânia, pelo curador e realizador do Fórum das Cidades Criativas, Décio Coutinho, e pelo fotógrafo e mestre em linguística Delzio Marques. Cerca de 30 pessoas se reuniram no anfiteatro do Senac e puderam contribuir com experiências, perguntas e sugestões em prol da discussão sobre o papel da comunicação para uma cidade mais criativa.
“O Nepec tem gerado esse movimento com o propósito de provocar a cidade em torno dessa reflexão e para o Fórum como um todo, que vem para trabalhar um planejamento estratégico em torno da economia criativa para Franca”, disse Tânia.
Sobre o Fórum Internacional das Cidades Criativas
O Fórum Internacional de Cidades Criativas é um evento idealizado pelo especialista em Economia Criativa Décio Coutinho e chega a Franca para sua 5ª edição, tendo sua realização assinada pelo Nepec, ACIF, Uni-Facef e Sebrae-SP.
Marcado para ocorrer em dezembro deste ano, o Fórum vai se dividir em cinco eixos, que vão desde a sensibilização da comunidade para a economia criativa e a promoção de um grande evento com a participação de especialistas internacionais, nacionais, locais e comunidade, até a formulação de relatórios com planejamento de ações a serem desenvolvidas no município a partir das discussões do Fórum.
Para o V Fórum, em Franca, estão confirmadas as presenças do diretor de planejamento e desenvolvimento no Departamento de Cultura e Turismo do Governo de Abu Dhabi, Jorge Cerveira Pinto, e a fundadora da Conecta Cultura S.C., empresa mexicana de cooperação cultural e inovação social para Iberoamerica, Victoria Contreras.
Tarissa Esteves/Assessora Imprensa ACIF
Foto: Carogo/Delzio Marques