O Ministério Público de Franca inaugurou, nesta quinta-feira, 14, o seu Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV). A solenidade contou com a presença do Procurador Geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, da deputada estadual, Delegada Graciela, e do juiz José Rodrigues Arimatéa, diretor do Fórum de Franca, entre outras autoridades.
O NAVV funcionará em imóvel anexo à sede do Ministério Público e oferecerá serviço de acolhimento especializado para vítimas de violência de Franca e cidades da região. “As vítimas de agressão, na maior parte dos casos, são mulheres vulneráveis, que não conhecem os seus direitos e precisam ser devidamente amparadas. É necessário que haja profissionais que saibam ouvir, apoiar e dar orientação. A partir de hoje, Franca contará com esse serviço”, disse a deputada Graciela, que comandou a Delegacia de Defesa da Mulher de Franca por 30 anos.
O NAVV foi criado pelo Ministério Público com o objetivo de atuar na proteção e garantia dos direitos. “O Núcleo oferece acolhimento, escuta especializada, apoio, orientação e adota providências para que vítimas, testemunhas e seus familiares tenham acesso aos seus direitos e a serviços nas áreas jurídicas, psicológica, social e de saúde”, explica o promotor Cláudio Escavassini, coordenador do NAVV.