Prefeitos, vereadores e lideranças de 20 cidades que compõem a DRS VIII (Departamento Regional de Saúde) vieram a Franca nesta manhã para participar da solenidade de entrega de um aparelho ultramoderno para tratamento de doenças do coração.
Primeira máquina do tipo instalada no País, a hemodinâmica foi importada do Japão e comprada com recursos, no valor de R$ 2,8 milhões, enviados pela deputada estadual Delegada Graciela ao Grupo Santa Casa de Franca.
Diretor do Hospital do Coração, o médico Laurence Dias de Oliveira explicou que a hemodinâmica vai possibilitar mais qualidade no diagnóstico e melhor tratamento aos pacientes, fazendo com que eles se recuperem com maior rapidez. “É um equipamento pioneiro em nosso País e vai trazer mais qualidade nos exames cardíacos e menor exposição a contraste. O ganho nos resultados será enorme e nos possibilitará salvar mais vidas. Em se tratando de doenças do coração, tempo é vida. Aqui, temos um tempo curto e, com esse equipamento, vamos ampliar as condições de salvar vidas”.
Alex Facciolo Pires, promotor de Justiça da área da Saúde, destacou que, não só os pacientes de Franca, mas de todas as cidades da região, serão atendidos. “É uma máquina de alta precisão que vai melhorar muito a qualidade do atendimento prestado aos pacientes de doenças cardíacas. A hemodinâmica vai beneficiar toda a população região, que soma aproximadamente 700 mil habitantes”.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clóvis Plácido Barbosa, destacou que as maiores beneficiadas serão as pessoas que não têm plano de Saúde. “A população de toda a região tem que agradecer muito o empenho da deputada. Esse aparelho é top de linha e representa muito para os usuários do SUS que, em sua maioria, são carentes”.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde de Franca, também falou da importância da hemodinâmica para socorrer pacientes cardíacos. “O diagnóstico precoce traz uma sobrevida melhor para os pacientes. Essa máquina ajuda os pacientes a terem resultados mais rápidos e precisos, o que resultará em tratamento mais adequado”.
Muito aplaudida pelos presentes, a deputada Delegada Graciela disse que as pessoas que têm alguém na família que sofre com doenças cardíacas vão entender a dimensão desta conquista. “Franca passará a contar com o que há de mais moderno em tratamento de pacientes de doenças cardíacas. Eu que agradeço a oportunidade de poder colaborar para melhorar a qualidade da Saúde oferecida à população. Muito obrigada”.