O Dia do MERCOSUL comemora o nascimento do Mercado Comum do Sul, como um processo de integração dos países do Cone Sul. Este ato foi consolidado com a assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de marco do ano de 1991 pelos Estados Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Atualmente o pacto ampliou-se para mais além do aspecto comercial, gerando acordos sobre educação, trabalho, direitos humanos e saúde. Este pacto é uma figura que reflete a intenção de integração e unidade entre os países membros.
Com o objetivo de lembrar esta data tão significativa, a Presidência Pro Tempore Paraguaya (PPTP) propõe a abordagem pedagógica no âmbito desta comemoração, a partir das diferentes áreas curriculares, na semana que corresponde entre os dias 23 a 27 de março deste ano.
Nesse sentido, cada país buscará as estratégias mais adequadas a fim de trabalhar as atividades propostas no Guia de Opções Temáticas. Tais atividades podem ser desenvolvidas em salas de aulas, assim como também por meio de recursos tecnológicos e outras alternativas de trabalho que possam ser implementadas atendendo à realidade e às medidas de emergências sanitárias que regem cada país.
Atividades Propostas:
1 – Difusão e utilização das opções temáticas no processo de ensino e aprendizagem; os materiais refletem de maneira simples e criativa os aspectos centrais da criação do Bloco e, por sua vez, os valores como a cooperação e a participação que se busca promover entre os países.
2 –Seleção das capacidades referentes à integração para que as mesmas sejam trabalhadas no Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA)
3 – Promoção do espaço de diálogo a partir do Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM), que tem como tema central O ENSINO MÉDIO QUE QUEREMOS, que se organiza em 6 eixos muito importantes para a vida social, econômica, acadêmica e democrática dos jovens.
Fonte: Ministério de Educação e Ciências do Paraguai.