O encontro de Jesus com a samaritana, no poço de Jacó (Jo 4,5-42), revela a sua pessoa como a fonte de água viva da qual devemos beber. Ele nos dá o Espírito, a força que vem de dentro e jorra para a vida eterna. O Senhor nos oferece muito mais do que pedimos: a nossa salvação. Além de uma sede fisiológica, temos uma necessidade mais profunda, que é a experiência de Deus. Só preenchemos o vazio do nosso coração buscando sinceramente o Pai, a Jesus Cristo, a água que jorra para a vida eterna, e o Espírito Santo, fonte viva.
Os encontros com o Senhor que nos preenchem, realizam-se na fé que nos justifica, “recebida e vivida na Igreja”; na “Sagrada Escritura”; “na Sagrada Liturgia”, tendo a Eucaristia como “lugar privilegiado”; na “oração pessoal e comunitária”; “no amor fraterno”; “nos pobres, aflitos e enfermos”; na “piedade popular”; na devoção a Maria e aos santos (DAp, 246-275).
O Batismo é um novo nascimento, o sepultamento na morte com Cristo, da qual com Ele ressuscitamos, como novas criaturas. Somos banhados pela gratuidade da Trindade Santa, por seu amor sem explicações, pela alegria do Pai, ânimo e solidariedade do Filho e pela unção do Espírito. Só temos a verdadeira vida se permanecermos mergulhados em nosso Batismo, na graça e na fidelidade à Trindade.
Peçamos o desejo do desejo da sede Deus, do seu amor, justiça e misericórdia.
Minhas orações a todos.
Dom Paulo.
FNT no Fato
- ManpowerGroup tem 30 vagas para Expedidor(a) em SP, RJ e BH
- Seguro de vida oferece apoio financeiro em caso de diagnóstico de doenças graves
- SPC triplica a produtividade com tecnologia da PowerOfData
- Março Azul traz conscientização sobre câncer colorretal
- Vedacit lança quarto episódio da Websérie “Paz na Reforma”
- Executivo explica como varejo pode se beneficiar de FIDCs
- Governança corporativa é crucial para startups, diz advogada
- Tratamentos odontológicos impactam qualidade de vida
- Negócios da Música: livro traz insights para profissionais
- Brasil registra R$ 3 bilhões em tentativas de fraude em 2024