Hoje 3 de março é celebrado no Brasil o Dia do Médico Otorrinolaringologista, profissional responsável pelo cuidado com os ouvidos, seios da face, nariz e garganta. A data foi instituída em 2016 e confirmada após tramitação e aprovação de projeto de Lei 3727/2015.
Considerado um dos especialistas mais versáteis do campo da saúde, o otorrinolaringologista consegue lidar com problemas de origens variadas, que podem envolver desde uma rinite alérgica até problemas com a fala, a falta de equilíbrio (tontura) e o mau hálito.
O que faz um otorrinolaringologista?
Também conhecido como “otorrino”, esse profissional pode atender em clínicas e consultórios médicos, como um médico comum, e também atuar em cirurgias (plásticas ou não). Em alguns casos sua atuação é multidisciplinar, ou seja, envolve a participação de outras áreas da saúde, como a Medicina clínica e a Fonoaudiologia, por exemplo.
Quais são as doenças tratadas pelo otorrino?
O otorrinolaringologista é o profissional mais qualificado e indicado para tratar patologias ligadas ao nariz, garganta e ouvidos. Entre elas estão:
- Rinite;
- Otite;
- Sinusite;
- Faringite;
- Desvio de septo;
- Gripes e resfriados;
- Polipose nasal;
- Distúrbios do labirinto (ouvido);
- Distúrbios do sono;
- Problemas de deglutição;
- Ronco e Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono;
- Distúrbios relacionados à fala, entre outros.
Fonte e Imagem: educamaisbrasil.com.br