“Pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça” (Rm 5,19).
Logo após o seu batismo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. As suas respostas ao diabo: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus ” (Mt 4,4); “Não
tentarás o Senhor teu Deus” (Mt 4,7); “Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto” (Mt 4,10), nos ensinam a vencer o tentador com a luz da Palavra.
O núcleo central das tentações é colocar-se no lugar de Deus e submetê-lo ao ser humano para os próprios interesses. Este foi o pecado dos nossos primeiros pais (Gn 2,7-9; 3,1-7). Jesus nos ensina a colocar o Pai no centro e a cumprir a sua vontade. Devemos reservar a ele o primeiro lugar.
Nos desertos e crises da vida, o Espírito Santo é a nossa força e a resistência contra o mal. Ele nos inspira a olhar para Jesus: seu ato de justiça, sua obediência, sua morte e ressurreição nos justificam e dão sentido à nossa história (Rm 5,12-19).
Na Quaresma caminhamos durante quarenta dias em preparação a celebração da Santa Páscoa, iluminados pela Palavra de Deus. Deixemos o Senhor nos visitar e a transformar o deserto de nosso coração em ações que façam brotar a vida. “Converter-se significa não se fechar na busca dos próprios sucesso, prestígio e posição, mas fazer com que cada dia, nas pequenas coisas, a verdade, a fé em Deus e o amor se tornem o mais importante” (Bento XVI).
Boa Quaresma a todos.
Dom Paulo.
FNT no Fato
- Inclusão de IA em MBAs capacita profissionais para carreiras do futuro
- Saneamento básico atual compromete o futuro, aponta estudo
- ALEXANDRE TABAH
- BLUE LINE VIAGENS
- DRA. HELEN MARINI DIAS
- BANDA THE NELSON´S
- Turismo no Rio de Janeiro apresenta forte crescimento
- MUDARE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS
- DR. RENATO MELO E AMANDA
- Chef Guto Medeiros apresenta a “Mandioca de Rolo” no Mesa São Paulo 2024