Manifestações em defesa do impeachment do presidente Jair Bolsonaro ocorreram no Recife, entre outras capitais do Nordeste, como Teresina, Maceió e São Luís, neste sábado, 3. Segundo organizadores, ao menos 261 cidades no Brasil e no exterior registraram protestos contra o presidente. Os atos deste sábado receberam o nome de “3JForaBolsonaro”.
Em Franca, os manifestantes começaram a se reunir às 10h na Av. Dom Pedro I. Em seguida, o grupo percorreu as principais ruas e avenidas da região.
Mesmo com o uso de máscaras e distribuição de álcool em gel na manifestação, foram registradas aglomerações e desrespeito ao distanciamento social durante o percurso.
Nos últimos dois meses, esta é a terceira manifestação organizada por opositores do governo com atos programados em centenas de cidades do País; o primeiro foi em 29 de maio e o segundo, em 19 de junho. Além do impeachment, os manifestantes pedem a retomada do auxílio emergencial de R$ 600 e a vacinação em massa da população. Este é o primeiro ato após o pedido unificado de impeachment, protocolado na Câmara dos Deputados na quarta-feira, 30.
Os atos deste sábado foram organizados por movimentos sociais como MST, MTST, frente Povo Sem Medo, Brasil Popular, Coalizão Negra por Direitos, União Nacional dos Estudantes (UNE), Central de Movimentos Populares (CMP) e Uneafro Brasil. Partidos como PT, PSOL e PCdoB apoiaram as manifestações.
Foto: reprodução EPTV