Close Menu
Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Bacardi assume o controle total da TEELING® Irish Whiskey

    24 de junho de 2026

    Radar ASFAMAS destaca avanços e desafios do saneamento

    24 de junho de 2026

    Pacientes com câncer no sangue buscam qualidade de vida

    24 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Bacardi assume o controle total da TEELING® Irish Whiskey
    • Radar ASFAMAS destaca avanços e desafios do saneamento
    • Pacientes com câncer no sangue buscam qualidade de vida
    • APLV: a busca por respostas das famílias
    • Lopes lança unidade dedicada ao Minha Casa, Minha Vida
    • Reputação digital se torna decisiva na jornada de compra
    • Entenda o que é a depilação definitiva com laser de díodo
    • Acesso ao processo no Juizado garante o acesso à Justiça?
    • APAE Franca realiza Dia de Copa com partidas temáticas e narração ao vivo
    • Teuto bate recorde e produz 741 milhões de unidade
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • Franca Cidadã
    • Mulher Q Empreende
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • Intelecto Saber
    • +Colunas
      • Sociedade Organizada
      • HUMANARTE
      • Rádio FNT
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Lula anuncia mais 16 ministros da futura gestão
    Sem categoria

    Lula anuncia mais 16 ministros da futura gestão

    Luis Ribeiro - Dedão no FatoBy Luis Ribeiro - Dedão no Fato23 de dezembro de 2022
    O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia novos ministros que comporão o governo.

    Dezesseis titulares de pastas ministeriais foram anunciados, nesta quinta-feira (22), pelo presidente eleito, Lula, para compor a nova esplanada dos ministérios, a partir de janeiro. Em cerimônia no Centro Cultural Banco do Brasil, Lula comunicou o nome de dez ministros e de seis ministras.

    O Vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, vai acumular a função com a de ministro da Indústria e Comércio.

    O deputado federal, Alexandre Padilha, vai ser o ministro de Relações Institucionais. Médico, ele já comandou a pasta, no governo Lula, e foi ministro da Saúde no Governo Dilma Rousseff.

    A Secretaria-Geral da Presidência da República vai ser comandada pelo ex-deputado federal Márcio Macêdo.

    Para a AGU, Advocacia-Geral da União, Lula destacou o Procurador da Fazenda Nacional, Jorge Messias. Para a CGU, Controladoria Geral da União, o advogado Vinícius Marques de Carvalho.

    Para o Ministério da Educação, o escolhido é Camilo Santana, ex-governador do Ceará e senador eleito.

    No ministério de Portos e Aeroportos, Márcio França, advogado e ex-governador de São Paulo.

    O Ministério do Desenvolvimento Social fica com o Senador Wellington Dias, que é ex-governador do Piauí.

    No Ministério do Trabalho, o titular vai ser Luiz Marinho, que já comandou a pasta e o ministério da Previdência Social, no governo Lula. Marinho já foi prefeito de São Bernardo do Campo e foi sindicalista.

    Na pasta de Direitos Humanos, Lula anunciou Sílvio de Almeida. Advogado, filósofo, professor e escritor, é especialista em assuntos raciais e autor de livros sobre o assunto.

    Na mesma cerimônia, Lula anunciou o nome de SEIS mulheres para ministérios futuros. DUAS vão comandar a pasta pela primeira vez.

    Para o Ministério da Saúde, Lula escolheu Nísia Trindade, atual presidente da Fiocruz. A futura ministra é socióloga, pesquisadora e professora. Ela comandou ações da Fiocruz, no combate à pandemia de Covid-19 no Brasil. Com a indicação, ela vai ser a primeira- ministra da saúde do país.

    Outra pasta que vai ter uma mulher no comando pela primeira vez é o Ministério de Ciência e Tecnologia: a futura ministra e engenheira, Luciana Santos, é a vice-governadora de Pernambuco.

    No Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Lula anunciou Esther Dweck, que foi secretária de Orçamento do Ministério do Planejamento, na gestão de Dilma Rousseff.

    Para o Ministério da Mulher, foi anunciada Aparecida Gonçalves. Especialista em gênero e violência contra mulher, já foi secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres nos governos de Lula e Dilma.

    A Ministra da Cultura vai ser a cantora e compositora, Margareth Menezes, que já havia divulgado seu nome no comando da pasta. Ela é embaixadora do Brasil, na Unesco, em Folclore e Artes Populares.

    Para o ministério da Igualdade Racial, Lula anunciou Aniele Franco, que é educadora e jornalista. A futura ministra é irmã da ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada a tiros em 2018, junto com o motorista, Anderson Gomes.

    Com os dezesseis nomes desta quinta-feira (22), mais os cinco que já haviam sido anunciados, até o momento, o próximo governo já tem 21 titulares no primeiro escalão. Os dezesseis que ainda faltam, Lula disse que deve anunciar na próxima semana.

    Agência Brasil

    Related Posts

    Fim da escala 6×1: populismo trabalhista

    31 de maio de 2026

    Sorriso de Domingo!

    31 de maio de 2026

    Ensinar Programação

    31 de maio de 2026
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Bacardi assume o controle total da TEELING® Irish Whiskey
    • Radar ASFAMAS destaca avanços e desafios do saneamento
    • Pacientes com câncer no sangue buscam qualidade de vida
    • APLV: a busca por respostas das famílias
    • Lopes lança unidade dedicada ao Minha Casa, Minha Vida
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    APAE Franca realiza Dia de Copa com partidas temáticas e narração ao vivo

    By Reporter no Fato

    Evento reuniu apresentações artísticas, partidas entre seleções clássicas e narração esportiva ao vivo, promovendo integração…

    Há 195 anos, Cavalhadas mantêm viva a alma de Franca; espetáculo acontecerá nos dias 1º e 2 de agosto

    24 de junho de 2026

    URGENTE: Prazo final para editais da cultura se aproxima e Franca pode perder recursos Federais

    18 de junho de 2026

    Pedágio de Eletrônicos arrecada 3 toneladas de materiais e reforça importância da destinação correta durante todo o ano

    18 de junho de 2026
    Arquivos
    • junho 2026
    • maio 2026
    • abril 2026
    • março 2026
    • fevereiro 2026
    • janeiro 2026
    • dezembro 2025
    • novembro 2025
    • outubro 2025
    • setembro 2025
    • agosto 2025
    • julho 2025
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    © 2026 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.