A primeira fase de vacinação contra a Covid no público geral de 43 a 59 anos aconteceu neste sábado, 26, das 9h às 16h, no Ginásio de Esportes do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, que cedeu o espaço para o mutirão de imunização realizado pela Secretaria de Saúde de Batatais. Somente neste dia foram aplicadas mais de duas mil doses, todas mediante agendamento on-line feito no site https://www.batatais.sp.gov.br/vacina/menuCidadao/.
Laiara Cristina Barbosa, 29, recebeu a segunda dose da vacina, que para ela, foi uma gota de esperança. “Hoje graças a Deus completo a minha imunização com a segunda dose da vacina. Isso representa uma dose de esperança pois estou grávida e estar completamente vacinada quando minha filha nascer é muito gratificante, é uma benção de Deus”, comenta.
Bruna Toneti, secretária de Saúde de Batatais, comentou que o mutirão deste sábado segue a rotina de imunização na cidade. “Estamos seguindo o calendário de vacinação e foram aplicadas mais de duas mil doses no sábado”, conta. Ela ainda explicou que em breve a segunda dose para quem recebeu a vacinação neste sábado, 26, estará disponível para consulta on-line no site https://www.batatais.sp.gov.br/vacina/menuCidadao/ . E novos agendamentos para esta faixa etária serão oferecidos também e quando isso acontecer o público-alvo deverá fazer o cadastro no site https://www.batatais.sp.gov.br/vacina/menuCidadao/ usando os seguintes documentos: RG, CPF e o cartão do SUS – Sistema Ùnico de Saúde.
Com o agendamento concluído é necessário imprimir o comprovante e, no dia da vacinação, é preciso apresentar, junto com a documentação solicitada pela Secretaria de Saúde, o RG, CPF, comprovante de endereço atualizado e o cartão do SUS com o número do prontuário fornecido pela Unidade Básica de Saúde de Batatais. Ressaltando que, sem essa documentação, a vacina não será aplicada. “É essencial comprovar que a pessoa mora em Batatais, pois as doses vem exclusivamente para o município”, explica.
Vale lembrar que o ginásio de esportes do Claretiano foi adaptado para receber com segurança toda a população agendada. Além disso, equipes de profissionais da Saúde, estagiários e voluntários, colaboradores da Instituição, estavam no local seguindo todos os protocolos sanitários, para auxiliar toda a comunidade. A participação do Claretiano nas ações de combate ao Covid em Batatais é resultado de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Butantan que aconteceu no início do mês de junho de 2021.
Essa parceria prevê o apoio nos atendimentos e serviços em saúde realizados no município, como o atendimento gratuito nas áreas de Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Educação Física para pessoas que tiveram Covid em Batatais e que estão apresentando sequelas da doença, além do apoio nas ações de divulgação do projeto “Isolamento Inteligente”, a disseminação e uso do APP Global Health Monitor (GHM).
Consulte o site https://www.batatais.sp.gov.br/vacina/menuCidadao/ e confira os agendamentos disponíveis.
Retrospectiva em prol da vida
A primeira ação da parceria envolvendo o Claretiano e a Secretaria de Saúde aconteceu no dia 12/06, quando a instituição participou, ativamente, da realização do primeiro “Dia D” da campanha de vacinação contra a Covid-19, na Escola Dr. Washington Luís, quando 800 pessoas foram imunizadas e centenas foram orientadas a baixar e utilizar o APP de monitoramento GHM.
No dia 19, sábado, Claretiano e Prefeitura de Batatais estiveram juntas novamente promovendo o segundo “Dia D” de combate à covid, uma das maiores ações coletivas para a imunização que vacinou em um único dia, quase três mil pessoas, das 9h às 16h, no Ginásio de Esportes do Claretiano e nas Unidades Básicas de Saúde da vila Lídia, jardim Santa Luiza (vila Lopes), São Carlos, no Centro de Saúde Central.
A terceira ação aconteceu no dia 26, quando quase duas mil pessoas com idades entre 43 e 59 anos receberam a primeira dose da vacina, lembrando que todas as ações foram realizadas mediante agendamento on-line liberado pela Secretaria de Saúde de Batatais neste link https://www.batatais.sp.gov.br/vacina/menuCidadao/
“A satisfação das pessoas que participaram do mutirão traduz por si só o sucesso dessa ação conjunta entre Secretaria de Saúde e Claretiano – Centro Universitário. Ao final do dia, mais de dois braços receberam a dose que aos poucos nos devolve a esperança por dias melhores. A ideia é que novas ações aconteçam em breve. E é consciente de sua responsabilidade social que a Instituição reafirma seu compromisso com a ciência e, sobretudo, com a vida das pessoas”, conta o Prof. Me. Rodrigo Daverni, coordenador do Claretiano, e responsável pela execução do projeto de parceria que envolve a Instituição e a Prefeitura no combate à Covid na cidade.
Importante
Para que a pessoa seja imunizada é fundamental:
✔ Fazer parte da campanha de vacinação vigente;
✔ Comparecer no local no dia e horário agendado;
✔Apresentar os documentos: RG, CPF, Cartão Nacional do SUS com o número do prontuário fornecido pela Unidade Básica de Saúde de Batatais e comprovante de endereço atualizado.
✔ Para mais informações acesse: https://www.batatais.sp.gov.br/vacina/menuCidadao/
Texto: Geovana Ferreira/Claretiano
Fotos: Emanuele Mani e Geovana Ferreira / Claretiano