Dia 8 de dezembro, celebramos o Dia do Colunista Social, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Assembleia Legislativa, por força da Lei 7937 em 4 de julho de 1992. A data é uma forma de parabenizar os profissionais que atuam na divulgação dos fatos da cultura e da sociedade, a data instituída é uma forma de parabenizar os profissionais que executam o trabalho.
Em nosso Portal, rendemos homenagens aos colunistas Cairo Still, Re Comparini, Lucas Verzola e Karla Migani, que fazem parte desse seleto rol de profissionais, tão importante em seu seguimento.
O COLUNISTA SOCIAL
O termo coluna social antigamente remetia a uma sociedade tradicional, pouco acessível. Eram pouquíssimas as pessoas que realmente eram destaques. Com o tempo as páginas foram alterando o formato, assim possibilitando novas formas de aperfeiçoar o colunismo. O colunista comentou sobre essa evolução.
Uma das páginas mais vistas de um Portal, jornal ou revista é a coluna social. Sempre dedicada a mostrar o que é destaque na sociedade de uma cidade, estado ou país, as páginas sociais ganham destaque pelas exuberâncias dos cliques. De acordo com pesquisas, o número de leitores das páginas sociais em Portais de notícia é o mesmo de leitores que consomem informações policiais.
Sempre muito explorada as colunas possuem como foco expor outra realidade aos leitores. Por isso usam de informações de acontecimentos e fatos sobre a vida de artistas, famosos, celebridades de diversos segmentos ou pessoas consideradas ícones em alguma área.
Re Comparini conta que recebe inúmeras mensagens de pessoas me dizendo que estão com viagem marcada, que pretendem visitar tal restaurante, que vão encontrar-se com fulano ou cicrano. Para Cairo, a interatividade com os acontecimentos sociais e culturais de Franca e Região, é gratificante. Karla Migani, do reconhecido “Conecta Franca”, conta de sua alegria em ver sua coluna e sua página reconhecidas, e com tanto engajamento orgânico. Com pouco mais de 30 mil seguidores, a Página Conecta Franca tem atingido mais de 1 milhão de pessoas, fazendo um colunismo social diferente e alternativo. E o grande Lucas Verzola, sempre antenado na sociedade francana, vindo de uma escola impar, capitaneada pelo saudoso Paulo Roberto Verzola, seu pai, tem seu espaço no Portal FNT, no jornal Verdade e também na TV com o Família Verzola Recebe, completa esse time de profissionais abraçados hoje pelo seu dia.