Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, partido de Ciro Gomes, divulgou um vídeo nas suas redes sociais defendendo o voto impresso – o presidente Jair Bolsonaro também é a favor da medida. “Sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem a recontagem, a fraude impera” diz Lupi ao final do vídeo do PDT.
No vídeo, Lupi diz que Leonel Brizola, líder histórico do PDT, defendia a impressão do voto desde o surgimento da urna eletrônica. “Hoje algumas pessoas mais à direita querem defender a impressão do voto.
Não é porque eles estão hoje defendendo, que nós vamos deixar de defender aquilo que para a democracia é salutar. Já foi aprovado, inclusive, no Congresso Nacional, e o Tribunal [Superior Eleitoral] não quis fazer porque disse, na época, que não tinha recursos para fazer.”
A proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o voto impresso é analisada em uma comissão especial na Câmara dos Deputados.
No Twiter Ciro Gomes repercutiu a posição do presidente de seu partido dizendo: “Para ficar bem claro: o que Lupi defendeu, teoricamente , em uma entrevista, não foi a substituição do voto eletrônico por voto em papel. Mas o aperfeiçoamento da urna eletrônica, tornando-a capaz de gerar um canhoto impresso.”
Durante cerimônia dos 25 anos da urna eletrônica o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, defendeu o sistema de votação atual e chamou de “discurso político” o voto impresso.