Pelo menos dez cidades da região, que integram o Comam (Consórcio dos Municipios da Alta Mogiana), deverão seguir Franca e decretarão lockdown nos próximos dias, com o objetivo de tentar conter o avanço do novo coronavírus nos municípios. A decisão é o resultado da reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (25), na sede do Comam, em Franca, e que contou com a participação de parte dos prefeitos que integram o órgão administrativo regional.
A exemplo de Franca, onde o prefeito Alexandre Ferreira (MDB), decretou o lockdown a partir de quinta-feira (27), as cidades de Cristais Paulista; Restinga; Jeriquara; Patrocínio Paulista; Guará; São José da bela Vista; Itirapuã; Ipuã – cidade que já publicou o decreto—, e Ribeirão Corrente, também deverão manter tudo fechado, com exceção de postos de gasolina, farmácias e hospitais, nos próximos dias.
De acordo com o site RG Notícias, as medidas têm variação de período em vigência dos decretos. Em Patrocínio Paulista, por exemplo, são dez dias. O prefeito Mauro Barcelos (PSDB) aguarda para ver se deve estender o prazo após esse tempo determinado. No geral, a duração deve ser mesmo de duas semanas.
Região
No entanto, nem todos os prefeitos parecem estar convictos de que o lockdown é a melhor medida a ser adotada. Segundo o prefeito José Ricardo Rodrigues (MDB), de Igarapava, o município fará uma reunião com os prefeitos de Ituverava, Aramina e Buritizal para discutir os problemas encontrados nesses locais e, em seguida, de forma conjunta, uma decisão será colocada em prática.
Uma das principais preocupações dos prefeitos é em relação às usinas da região. Por conta disso, eles afirmaram que não dariam um posicionamento definitivo neste momento. A decisão deve ser anunciada nos próximos dias.
Sem definição
Miguelópolis, Pedregulho, Rifaina e Santo Antônio da Alegria são as cidades que não decretarão lockdown nesta semana. Mesmo assim, todas os municípios terão medidas mais duras em relação à pandemia. As duas primeiras devem seguir o Plano São Paulo até o final desta semana, como apontam os decretos municipais.
Já em Rifaina, os supermercados fecham aos finais de semana e a praia artificial e rampas não podem funcionar. O prefeito de Santo Antônio da Alegria, Ricardo da Silva (PSD), afirmou que não decretará o lockdown, mas já coloca em prática novas medidas nesta semana.
Proprietários de residências que tiverem aglomerações serão multados,o consumo e a venda de bebidas alcóolicas estão proibidos na cidade e, a partir desta quarta-feira (26), as câmeras de monitoramento servirão de apoio para identificar as pessoas que participarem de aglomerações. O próximo passo será a aplicação de multas aos infratores.