Close Menu
Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Bourbon Shopping tem arena para troca de figurinhas da Copa

    25 de junho de 2026

    Como o álbum de figurinhas ajuda no aprendizado

    25 de junho de 2026

    Limpeza em farmácias exige escovas técnicas

    25 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Bourbon Shopping tem arena para troca de figurinhas da Copa
    • Como o álbum de figurinhas ajuda no aprendizado
    • Limpeza em farmácias exige escovas técnicas
    • Cirurgia robótica amplia precisão em procedimento digestivo
    • Expass Agro 2026 abre suas portas e celebra 60 anos de tradição, inovação e fortalecimento do agronegócio
    • Companhia Minuano de Alimentos reforça agenda ESG
    • – Dr. Saulo Pucci Bueno é um exemplo de liderança, dedicação e compromisso com o desenvolvimento de Franca. Diretor atuante do Grupo Amazonas e também Diretor do CIESP, ele se destaca pela incansável defesa das boas causas, sempre trabalhando em prol do crescimento da nossa cidade e da valorização do setor produtivo. Sua trajetória inspira respeito e admiração, sendo marcada pelo trabalho sério, pela visão empreendedora e pelo compromisso com a comunidade. Em breve, teremos a honra de recebê-lo no programa Família Verzola Recebe, onde ele compartilhará um pouco dessa história de sucesso e desse trabalho exemplar que tanto contribui para Franca e região. Fique ligado! Vem aí um conteúdo de qualidade, com muito conhecimento, experiência e inspiração.
    • O Lar São Vicente de Paulo tem sido exemplo de dedicação, compromisso e amor ao próximo graças à liderança inspiradora de seu presidente, Carlos Roberto Tonhati, e ao trabalho competente do gestor, Rodrigo Peres. Com responsabilidade, sensibilidade e espírito solidário, ambos realizam um trabalho admirável, promovendo cuidado, dignidade e acolhimento aos atendidos pela instituição. A união, a seriedade e o comprometimento dessa gestão refletem diretamente na qualidade dos serviços prestados e no ambiente humano e respeitoso que ali se constrói todos os dias. Parabéns pela liderança exemplar e pelo belíssimo trabalho que transforma vidas!
    • A Cunha RH Soluções em Pessoas celebrou, no dia 20 de junho, um marco muito especial: 5 anos de história transformando empresas por meio de processos seletivos estruturados, gestão estratégica e desenvolvimento de pessoas. À frente dessa trajetória está a CEO Edna Cunha, profissional com mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos, dedicada a conectar talentos, fortalecer equipes e impulsionar resultados nas organizações. Este momento de comemoração também é um momento de gratidão. A Cunha RH agradece imensamente aos parceiros, colaboradores, clientes e amigos que fizeram parte dessa caminhada e que prestigiaram essa celebração tão significativa. Que esses 5 anos sejam apenas o começo de uma história ainda mais inspiradora, construída com confiança, propósito e pessoas.
    • Hoje celebramos com alegria o aniversário de Sabrina Prado, profissional admirável que, com dedicação, competência e liderança, desempenha um excelente trabalho como Coordenadora de Vendas das construtoras Copenhagen, White House e Paradise. Nesta data tão especial, desejamos que Deus derrame abundantes bênçãos sobre sua vida, renovando sua saúde, sua felicidade, sua sabedoria e seu sucesso. Que este novo ciclo seja repleto de conquistas, realizações e momentos inesquecíveis ao lado das pessoas que ama. Parabéns, Sabrina! Que seu dia seja tão especial quanto a profissional e pessoa inspiradora que você é. Feliz aniversário!
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • Franca Cidadã
    • Mulher Q Empreende
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • Intelecto Saber
    • +Colunas
      • Sociedade Organizada
      • HUMANARTE
      • Rádio FNT
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Climatério e menopausa demandam manejo metabólico
    Notícias Corporativas

    Climatério e menopausa demandam manejo metabólico

    DINOBy DINO8 de abril de 2026
    Climatério e menopausa demandam manejo metabólico
    Climatério e menopausa demandam manejo metabólico

    O climatério é a fase da vida da mulher que marca a transição entre os períodos reprodutivo e não reprodutivo, incluindo pré-menopausa, perimenopausa, menopausa e pós-menopausa. Nesta etapa, a redução na produção de hormônios ovarianos, como estrogênio e progesterona, provoca alterações que afetam diversos sistemas do organismo, elevando o risco de irregularidades menstruais, alterações cardiovasculares, metabólicas e ósseas, além de impactar a saúde da pele, cabelos e função sexual.

    Conforme informado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, no Brasil, cerca de 17 milhões de mulheres estão no climatério, que ocorre entre 40 e 65 anos, e aproximadamente 9,2 milhões se encontram na menopausa, que geralmente se inicia por volta dos 50 anos e se estende até os 65.

    A Dra. Priscila Hime, médica ginecologista com atuação focada em ginecologia endócrina, reforça que o climatério não é marcado apenas por uma queda hormonal isolada, mas por uma reorganização completa do metabolismo. "De fato, tudo começa na queda da produção hormonal, porém é preciso entender o que isso promove no metabolismo. É uma desregulação metabólica completa com impacto bioenergético e inflamatório".

    De acordo com a especialista, a redução dos hormônios impacta diretamente na função das mitocôndrias, diminuindo a capacidade de produção de energia celular e no balanço do metabolismo dos carboidratos, com aumento da resistência insulínica, acúmulo de gordura abdominal (visceral) e aumento da inflamação crônica.

    "Além disso, há efeitos na regulação neuroendócrina — especialmente no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), favorecendo maior produção de cortisol, mais uma vez, aumentando a inflamação crônica —, na redução do gasto energético basal — lentificando o metabolismo — e alterações na sinalização de saciedade e apetite pela mudança de produção de outros hormônios como GLP-1", acrescenta a médica.

    Conforme explica a Dra. Priscila Hime, a menopausa está fortemente associada ao fenômeno de "inflammaging", caracterizado por inflamação crônica de baixo grau. Segundo ela, a queda do hormônio estrogênio reduz o efeito anti-inflamatório dos estrogênios, favorece aumento de citocinas pró-inflamatórias (IL-6, TNF-α) e estimula a infiltração macrofágica — acúmulo de células de defesa do sistema imunológico — no tecido adiposo.

    "Com isso, acontece uma expansão do tecido gorduroso visceral, que é a gordura metabolicamente ativa. O adipócito passa a atuar como órgão endócrino pró-inflamatório, favorecendo, assim, um ciclo de retroalimentação entre inflamação e resistência insulínica. Tudo isso explica a mudança clássica da composição corporal: redução de massa magra, aumento de gordura visceral, piora da qualidade tecidual", detalha a especialista.

    A médica ressalta que uma investigação clínica detalhada pode ajudar a identificar desequilíbrios metabólicos silenciosos que impactam a saúde e o bem-estar da mulher. De acordo com ela, grande parte das disfunções no climatério ocorre em nível metabólico celular, antes de alterações laboratoriais clássicas.

    "É muito importante que as vias metabólicas sejam avaliadas, o intestino, o eixo HPA e os micronutrientes. Todas essas avaliações fornecem dados indiretos para diagnosticar os distúrbios silenciosos. Com as vias metabólicas alteradas identificadas, é possível antecipar o diagnóstico e possibilitar intervenções antes da manifestação clínica evidente. Por isso é tão importante que essa mulher seja ouvida e compreendida", declara.

    Acompanhamento estruturado contribui no emagrecimento

    A Dra. Priscila Hime afirma que o acompanhamento médico estruturado contribui para a organização do metabolismo e para melhores resultados no longo prazo, pois permite atuar de forma dinâmica e adaptativa sobre os sistemas alterados. "Um acompanhamento próximo permite corrigir rotas com mais agilidade e eficácia nas respostas. Além disso, a paciente se sente sempre cuidada, o que aumenta a adesão ao tratamento e o sucesso terapêutico".

    Segundo a profissional, a personalização permite compreender a necessidade de cada paciente e o que de fato está ocorrendo no organismo. "É possível estruturar um tratamento que leva em consideração a genética, o metabolismo, a microbiota intestinal e o seu estilo de vida, aumentando a eficácia no tratamento, reduzindo efeitos colaterais e possibilitando a prevenção de doenças graves futuras", enfatiza.

    Para a ginecologista, durante o climatério, há um ambiente fisiológico propício para progressão de condições como obesidade e lipedema. Ela esclarece que a obesidade surge com o aumento da resistência insulínica, redução da taxa metabólica basal e maior acúmulo de gordura visceral. Enquanto o lipedema é comumente diagnosticado nessa fase da vida, justamente pela piora que apresenta.

    "O primeiro hormônio que costuma cair nessa fase é a progesterona, promovendo uma condição de dominância estrogênica, o que favorece essa piora do lipedema. Além disso, o tecido adiposo fica mais inflamado, surgem alterações na microvasculatura e nos tecidos linfáticos e fibrose mais intensa", sintetiza a profissional.

    A médica destaca que um dos principais equívocos que mulheres cometem para lidar com as mudanças do corpo após os 40 anos é procurar um psiquiatra e, na sequência, o endocrinologista. No entanto, o tratamento deve iniciar com um ginecologista endócrino, que é o profissional mais capacitado para tratar a fase. Além disso, a especialista pontua que muitas tentam se tratar sozinhas, alterando o estilo de vida.

    "Algumas mulheres ainda lançam mão de dietas restritivas, sem considerar a necessidade de cada organismo e a saúde intestinal, não priorizam o sono e o ritmo circadiano, usam medicações ou hormônios semelhantes aos das amigas. E tudo isso, além de perigoso, pode piorar o quadro. Por isso, é fundamental buscar um profissional capacitado", conclui a Dra. Priscila Hime.

    Para mais informações, basta acessar ao site oficial da Dra. Priscila Hime: http://priscilahime.com/

    SAÚDE E BEM-ESTAR

    Related Posts

    Bourbon Shopping tem arena para troca de figurinhas da Copa

    25 de junho de 2026

    Como o álbum de figurinhas ajuda no aprendizado

    25 de junho de 2026

    Limpeza em farmácias exige escovas técnicas

    25 de junho de 2026
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Bourbon Shopping tem arena para troca de figurinhas da Copa
    • Como o álbum de figurinhas ajuda no aprendizado
    • Limpeza em farmácias exige escovas técnicas
    • Cirurgia robótica amplia precisão em procedimento digestivo
    • Expass Agro 2026 abre suas portas e celebra 60 anos de tradição, inovação e fortalecimento do agronegócio
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Expass Agro 2026 abre suas portas e celebra 60 anos de tradição, inovação e fortalecimento do agronegócio

    By Repórter no Fato

    Passos recebe, entre os dias 24 e 27 de junho, a Expass Agro 2026, uma…

    APAE Franca realiza Dia de Copa com partidas temáticas e narração ao vivo

    24 de junho de 2026

    Há 195 anos, Cavalhadas mantêm viva a alma de Franca; espetáculo acontecerá nos dias 1º e 2 de agosto

    24 de junho de 2026

    URGENTE: Prazo final para editais da cultura se aproxima e Franca pode perder recursos Federais

    18 de junho de 2026
    Arquivos
    • junho 2026
    • maio 2026
    • abril 2026
    • março 2026
    • fevereiro 2026
    • janeiro 2026
    • dezembro 2025
    • novembro 2025
    • outubro 2025
    • setembro 2025
    • agosto 2025
    • julho 2025
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    © 2026 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.