Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância

    13 de junho de 2025

    Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

    13 de junho de 2025

    Ônibus atropela e mata criança de 3 anos em Ribeirão Preto; irmã de 12 anos ficou ferida

    13 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância
    • Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos
    • Ônibus atropela e mata criança de 3 anos em Ribeirão Preto; irmã de 12 anos ficou ferida
    • Orgulho LGBTQIA+ destaca luta por saúde e trabalho
    • De IA para pequenos negócios a inteligência emocional, Sebrae-SP lança 13 cursos gratuitos e on-line
    • DDM de Franca é reclassificada como unidade policial de 1ª Classe
    • Cirurgia plástica: busca por resultado natural é tendência
    • UniFECAF realiza eventos virtuais para integrar EaD
    • Brasil registra avanço na demanda por livros em 2024
    • Uniphore acelera a expansão pela Europa
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    • De Quebrada
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Bares e restaurantes investem em ferramentas digitais
    Notícias Corporativas

    Bares e restaurantes investem em ferramentas digitais

    DINOBy DINO12 de junho de 2025
    Bares e restaurantes investem em ferramentas digitais
    Bares e restaurantes investem em ferramentas digitais

    A comunicação com os consumidores nunca foi tão digital nos bares e restaurantes do Brasil. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em maio deste ano mostrou que 93% utilizam o Instagram como canal de relacionamento com os clientes. O WhatsApp vem logo atrás, com 80% de adesão, reforçando a força do atendimento direto por mensagem.

    Outras ferramentas tradicionais continuam relevantes, como o Facebook (44%) e sites próprios (28%), enquanto o TikTok (10%) começa a chamar atenção. Já o Google Perfil de Empresas, hoje usado por 43% dos negócios, saltou de apenas 1% em 2023 para se tornar uma vitrine de grande alcance entre consumidores que buscam informações rápidas e confiáveis.

    Segundo o líder de Marketing da Abrasel, Daniel Borges, os dados refletem uma transformação estrutural na maneira como o setor lida com a comunicação. “A experiência do cliente começa antes da porta e vai além da conta. Na correria da operação, canais práticos e acessíveis mantêm essa conversa viva. Se você não aparece onde o cliente procura, a concorrência aparece”, afirma.

    Avaliações on-line pesam na decisão de compra

    Apesar da presença crescente no ambiente digital, muitos empreendedores ainda subaproveitam esses canais. Segundo a pesquisa, 67% dos estabelecimentos afirmam que acompanham e respondem às avaliações dos clientes, personalizando as respostas quando necessário. No entanto, outros 11% apenas leem os comentários, sem interagir, e 6% sequer monitoram suas redes.

    A falta de engajamento pode ser um risco. Um estudo da Abrasel, feito em parceria com o Reclame AQUI, mostrou que 63% dos consumidores consideram as avaliações on-line antes de escolher onde comer. “Responder elogios ou críticas demonstra atenção e, de graça, influencia quem está a um clique de escolher você. Cada resposta fala com quem comentou e com todos que ainda avaliam onde vão gastar”, diz Daniel.

    Imagem positiva, mas dependente de presença constante

    Mesmo com desafios no engajamento, o setor mantém boa reputação digital. De acordo com outro levantamento da Abrasel, realizado em parceria com a Harmo, a nota média dos bares e restaurantes no ambiente on-line é de 4,3 estrelas — um índice próximo da zona de excelência, que começa em 4,5.

    Para Daniel Borges, a manutenção e o avanço desse resultado dependem menos de grandes investimentos e mais de presença constante. “Não é questão de gastar fortunas, e sim de planejamento e constância. Marque presença, relacione de verdade e use todos os canais para agregar valor ao longo da jornada do cliente, até depois dele pedir a conta”.

    EMPREENDEDORISMO GASTRONOMIA MARKETING NEGÓCIOS tecnologia

    Related Posts

    Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância

    13 de junho de 2025

    Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

    13 de junho de 2025

    Orgulho LGBTQIA+ destaca luta por saúde e trabalho

    13 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância
    • Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos
    • Ônibus atropela e mata criança de 3 anos em Ribeirão Preto; irmã de 12 anos ficou ferida
    • Orgulho LGBTQIA+ destaca luta por saúde e trabalho
    • De IA para pequenos negócios a inteligência emocional, Sebrae-SP lança 13 cursos gratuitos e on-line
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Poupatempo participa da Campanha do Agasalho 2025

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    Com a chegada do período mais frio do ano, o Poupatempo participa, mais uma vez,…

    Sabesp promove encontro sobre jornada dupla e liderança feminina com Luiza Helena Trajano

    9 de junho de 2025

    Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores

    7 de junho de 2025

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    6 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.