Uma fábrica clandestina de sabão em pó foi descoberta pela Polícia Militar nesta quarta-feira (16) em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais. O local estava produzindo, em grande escala, sabão em pó falsificado com a embalagem da marca OMO, que era distribuído ilegalmente para diversos estados do país.
Segundo o tenente Lucas, do Policiamento Militar, a ação foi deflagrada após denúncias e levantamentos que levaram os policiais até o imóvel. “Após informações, conseguimos adentrar o local e localizar essa vasta quantidade de sabão em pó adulterado. É muita quantidade, acredito que umas 10 toneladas, no mínimo, prontas para serem comercializadas”, afirmou o militar.
Além da grande quantidade do produto falsificado, a polícia apreendeu uma carreta carregada com a mercadoria e uma van que transportava os trabalhadores até o local. De acordo com os policiais, parte dos funcionários vinha de Nova Serrana e atuava em condições degradantes. “Tenho duas trabalhadoras grávidas e uma menor trabalhando aqui. Eles estavam em condições subumanas”, relatou o tenente.
A perícia foi acionada e o galpão onde funcionava a fábrica foi lacrado. O proprietário do local ainda não foi localizado, e as investigações continuam para identificar outros envolvidos na operação criminosa.
Esta não é a primeira vez que uma fábrica clandestina de sabão em pó é descoberta em Divinópolis. A Polícia Militar alerta para os riscos à saúde pública que o uso de produtos falsificados pode causar e reforça a importância de denunciar atividades suspeitas.