Queda de vendas
No primeiro trimestre deste ano, a Tesla de Elon Musk registrou queda de 8,5% na comercialização de seus carros modelos elétricos em comparação com mesmo período no ano passado. Em relações ao último trimestre de 2023, a queda foi de 20%. Primeira consequência: a Tesla vai demitir 14 mil funcionários (no ano passado, a companhia tinha 110,4 mil funcionários). As quedas são os resultados de um erro mercadológico: os carros custam valores fora de propósito. Ou baixa ou terá novas quedas. Mais: essa radiografia pode atingir também a venda dos BYD no Brasil.
Posições na mesa
No primeiro mandato de Lula, tal sua importância e poder de decisão, José Dirceu sentava-se à direita de Lula nas reuniões ministeriais, a cadeira que historicamente pertencia ao Ministro da Justiça. O vice-presidente da época, José Alencar, sentava-se à esquerda. Agora, Rui Costa também queria se sentar à direita de Lula, mas o presidente destinou essa cadeira para Geraldo Alckmin. E Costa foi para a esquerda. À direita de Alckmin, agora está Ricardo Lewandowski (Justiça).
Sem projeto
Depois da primeira absolvição, o senador Sérgio Moro (União-PR) afirma que seu principal papel no momento é de fazer oposição ao governo Lula. Ex-juiz da Lava Jato, que desvendou o maior escândalo de corrupção da História e que prendeu em 2018, o atual presidente, Moro se impressiona com a falta de rumo da administração petista: “Lula não tem projeto para o país”. E emenda: “o único norte que eu vejo é o ministro Haddad querendo cobrar mais tributo para o Lula poder gastar mais”.