Em 124º lugar
Ranking anual de liberdade econômica aponta que o Brasil é o 124º país numa lista de 194 nações, segundo a ONG Heritage Foundation, sobre o ano de 2023. Muito distante de Singapura e países nórdicos, que lideram, o Brasil perde até para Guiana, Angola, Gabão, Tanzânia e outros. O ranking leva em considerações Estado de Direito, tamanho do Estado, eficiência regulatória e abertura de mercado. Para a ONG, o Brasil é “majoritariamente não livre”, com péssima saúde fiscal e gastos descontrolados do governo.
Nada de crise
A operadora de turismo CVC, de Guilherme Paulus tem passado imune à crise da Argentina. Nos três primeiros meses do ano, a subsidiária da CVC no país vizinho teve aumento de receita de 15% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Há ainda carry over de vendas fechadas no período de festas, fim de ano e férias de janeiro. No quarto trimestre de 2023, a CVC já havia registrado alta de faturamento de 24% em relação a igual período no ano anterior. A Argentina responde por mais de metade da receita da CVC na América do Sul, excluindo-se o Brasil.
Discutida
O ex-presidente FHC está no meio de uma controvérsia em torno de sua aposentadoria na USP. Recebe mensalmente R$ 22.150 e esse montante está além do estipulado pelo Estado de São Paulo, onde mais de 1.900 profissionais, incluindo o ex-presidente, recebem acima do salário do ex-governador e agora vice-presidente Geraldo Alckmin, que é de R$ 20.662.