Super prejuízo
As ações da Casas Bahia registraram uma desvalorização de 81,0% no ano passado, a maior derrocada entre os papéis que compõem a Ibovespa. O tombo acontece na esteira de um balanço aquém do esperado: nos primeiros nove meses de 2023, a antiga Via acumulou prejuízo de R$ 1,6 bilhão. Atrás desse cenário mais do que preocupante, está a briga judicial entre os irmãos Saul e Michael Klein, filhos do fundador Samuel Klein, que guerreiam em torno da herança do pai. Saul acusa Michel de fraude no inventário.
Mais inteligente
Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City, em Barcelona, na Espanha. A premiação é considerada mundialmente como a principal no quesito inovação e entre as avaliações estão políticas públicas, programas, planejamento urbano e ações de modernização. Esta é quinta vez que Curitiba se destaca entre as seis mais inteligentes do mundo. Este ano, ficou na frente de Barranquilla (Colômbia), Cascais (Portugal), Izmir (Turquia) Makati (Filipinas) e Sunderland (Reino Unido).
Mais lojas fechadas
Este ano não será muito diferente de 2023 para as lojas Marisa. A direção da rede varejista está discutindo o fechamento de mais 15 lojas no primeiro trimestre. Ao longo do ano passado, 88 pontos de vendas foram desativados. Os contínuos resultados negativos empurram a família Goldfarb, dona companhia, contra a parede. No terceiro trimestre de 2023, o prejuízo da Marisa bateu nos R$ 196 milhões, 92% a mais do que no mesmo intervalo em 2022.