Em mais um ano consecutivo, francanos se reúnem para bradar a bandeira nacional em um ato de patriotismo. O evento organizado pelo Grupo Brasil Acima, liderado por André Pedroso e Leandro Patriota, aconteceu na praça da igreja Capelinha e durou toda a tarde.
Com uma tenda armada para proteger os participantes de sol e chuva, o espaço chegou a abrigar mais de 2000 pessoas em todo o entorno da praça. Durante a manifestação cívica, as pessoas utilizaram o microfone e defenderam o lema de pátria, família, Deus e liberdade, entoaram o hino nacional e discursaram relembrando a independência do Brasil. André Pedroso disse que era apenas um ato de amor à pátria e que isso deveria ser promovido pelas próprias instituições governamentais.
“Apesar de hoje ser candidato, eu sempre participei, apoiei inclusive com o meu dinheiro essas manifestações pela pátria. Quem participa do grupo Brasil Acima sabe do meu comprometimento com a nação há muito tempo. Nossa bandeira parece que é motivo de vergonha, a camisa do Brasil é só um símbolo a mais para lembrar as cores verde a amarela, uma forma de demonstrar o amor pelo país. Eu me emociono cada vez que canto o hino nacional, ele é um chamado para cada um de nós brasileiros tomarmos as rédeas do nosso país. Os verdadeiros governantes somos nós. Eu não quero fazer política com esse ato, mas se eu puder te fazer sentir um pouco mais brasileiro, ter orgulho dessa terra que nos abriga, meu trabalho como cidadão já terá valido à pena” – disse Pedroso.
André destaca que se entristece ao perceber, que atualmente, é preciso que a própria população organize as comemorações da independência do Brasil, já que não há mais interesse das instituições do governo.
Muitas famílias com crianças passaram pelo local, assim como personalidades políticas e empresários da cidade. O ex-deputado Gilson de Souza, foi um dos que participou das manifestações do 7 de setembro.