Pedintes
Impressionante a situação dos pedintes em nossa cidade. A cada dia que se passa, a situação vai ficando pior. Semáforos, porta de bancos, igrejas em todos os lados eles estão a incomodar a população. E o pior de tudo é que a prefeitura fecha os olhos para a situação e nada faz para coibir isso. Pelo contrário, abre as portas do famigerado Centro Pop e atrai andarilhos de todos os cantos do País. Com a palavra o Sr. Prefeito Municipal.
Resistência dos bancos
Antes mesmo de explodir a crise da Americanas, executivos da rede de moda feminina Lojas Marisa, controlada pela família Goldfarb, tentavam negociar prazos ou outras soluções junto a seus bancos credores, especialmente Fibra e Safra. Quase no final do ano passado, a Marisa somava dívida liquida de R$ 566,1 milhões e diretores reclamavam do custo de captação de recursos de terceiros e do aumento da inadimplência, fatores do crescimento do endividamento. O banco Safra é o que está menos flexível à renegociação de prazos, fechou a torneira do crédito e está mais duro com a situação da Marisa. Nos últimos tempos, a empresa sofria os efeitos da pandemia no comércio e pelo ambiente de consumo fraco.
Mais pressão
Novo presidente do BNDES, Aloízio Mercadante e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, são os que mais fazem pressão, junto com o presidente Lula, contra juros altos e pela derrubada de Roberto Campos Neto da presidência do Banco Central, que não será fácil. Agora, Campos está usando interlocutores de confiança para avisar Lula que gostaria de conversar com ele pessoalmente (nem na transição, o então presidente eleito teve essa iniciativa). Mercadante, à propósito, acha que Fernando Haddad (Fazenda) nessa novela tem posições fracas (e gostaria de estar no lugar dele).
Show de volta
O ano de 2022 marcou o retorno da indústria musical e dos shows e eventos que foram prejudicados pela pandemia. Mais de 316 mil compositores e artistas foram contemplados com rendimentos em direitos autorais de execução pública no ano passado, de acordo com a Ecad. A distribuição total foi de R$ 1,2 bilhão, crescimento de mais de 35% em comparação com o que foi distribuído em 2021.