Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    GSK adquire a efimosfermina, um medicamento de fase III com potencial para ser o melhor no tratamento e prevenção da progressão da doença hepática esteatótica

    14 de maio de 2025

    Svante e Samsung E&A assinam contrato de desenvolvimento conjunto para oferecer plantas modulares de captação de carbono montadas em calços e habilitadas digitalmente

    14 de maio de 2025

    QC Labs comemora 60 anos de excelência em NDT

    14 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • GSK adquire a efimosfermina, um medicamento de fase III com potencial para ser o melhor no tratamento e prevenção da progressão da doença hepática esteatótica
    • Svante e Samsung E&A assinam contrato de desenvolvimento conjunto para oferecer plantas modulares de captação de carbono montadas em calços e habilitadas digitalmente
    • QC Labs comemora 60 anos de excelência em NDT
    • Andersen Global aprofunda sua presença no Canadá com a Stratos Solutions Inc.
    • Por que a transformação do ambiente de trabalho digital não pode esperar? — Insights da Lenovo
    • Svante inaugura a primeira gigafábrica comercial do mundo para filtros de captura e remoção de carbono
    • Procurado pela Justiça é preso pela Polícia Militar no Jardim Luíza, em Franca
    • Laudo confirma que caseiro atacado por onça-pintada no Pantanal foi morto com mordida na cabeça
    • CGTN: China e CELAC inauguram novo capítulo da cooperação Sul-Sul
    • José Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Estudos revelam a influência das avaliações no e-commerce
    Notícias Corporativas

    Estudos revelam a influência das avaliações no e-commerce

    DINOBy DINO26 de março de 2025
    Estudos revelam a influência das avaliações no e-commerce
    Estudos revelam a influência das avaliações no e-commerce

    Uma pesquisa recente da BrightLocal, revelou dados significativos sobre o comportamento dos consumidores no e-commerce: 89% esperam que as empresas respondam a todos os tipos de avaliações – positivas ou negativas. Além disso, 74% verificam pelo menos dois sites de avaliação antes de tomar uma decisão de compra, conforme o mesmo levantamento.

    Este fenômeno pode ser explicado pela teoria da prova social, um dos princípios fundamentais que Robert Cialdini descreve em seu best-seller “As Armas da Persuasão”, no qual argumenta que as pessoas tendem a tomar decisões baseadas no comportamento dos outros, especialmente em situações de incerteza.

    No contexto digital, isso se reflete na confiança crescente que os consumidores depositam nas opiniões e recomendações de outros usuários.

    O novo marketing de influência: mais autenticidade, menos publicidade tradicional

    Conforme relatório da Intersect, 83,4% dos brasileiros procuram produtos com base na experiência de outros usuários, o maior índice da América Latina. O estudo, realizado em 2024, também aponta que 77% dos entrevistados confiam mais em avaliações feitas por consumidores comuns, enquanto apenas 15,4% consideram avaliações da própria empresa e 7,6% as de influenciadores.

    Segundo o levantamento, esse comportamento está relacionado à saturação de conteúdos promocionais e ao crescimento da desconfiança em relação a comunicações comerciais. Nesse cenário, marcas que utilizam avaliações autênticas de clientes têm melhor aceitação.

    As pesquisas indicam um deslocamento da confiança, antes atribuída à publicidade tradicional, para fontes consideradas mais próximas e imparciais, como outros consumidores e redes de relacionamento pessoal.

    A PwC, revela que 47% dos brasileiros recorrem a conversas com familiares ou amigos ao descobrir produtos, ou ideias do que comprar. Esse dado reforça o papel da recomendação direta como parte relevante da jornada de consumo.

    O papel das avaliações no e-commerce: confiança e decisão de compra

    De acordo com a Statista, as avaliações desempenham um papel fundamental no processo de descoberta de produtos, sendo o equivalente digital de testar um item em uma loja física. Por isso, cada vez mais consumidores verificam comentários antes de se decidirem por uma compra, buscando entender a experiência de outros usuários com o produto ou serviço.

    Com o aumento da relevância dos reviews, muitos empreendedores estão buscando maneiras de coletar e exibir essas opiniões de forma eficiente. Dados da BrightLocal indicam que consumidores demonstram maior confiança ao se deparar com avaliações acompanhadas de imagens ou vídeos, bem como com comentários mais longos e detalhados, reforçando a importância de ferramentas que viabilizem esse tipo de apresentação no ambiente digital.

    Os comentários também têm um efeito significativo nas taxas de devolução, pois a mesma pesquisa mostra que 53% dos consumidores preferem ler avaliações que detalham experiências positivas antes de tomar uma decisão. 

    Nesse contexto, soluções tecnológicas tornaram-se essenciais para que as lojas virtuais adicionem avaliações em diversos formatos, como texto, foto e vídeo, criando uma experiência de compra mais transparente e confiável. 

    Para Andreas Piekarz, CTO da Empreender — empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos para e-commerce há mais de 10 anos, incluindo o Lily Reviews: “As avaliações on-line são fundamentais para aumentar as vendas. Não se trata apenas de saber o que o cliente pensa sobre um produto, mas de usar esses insights para se destacar no mercado”, explica.

    Segundo ele, ferramentas como o Lily Reviews ajudam lojistas a reunir comentários de diversas fontes, como redes sociais, marketplaces e outras plataformas, centralizando informações valiosas para o aprimoramento da experiência de compra. Além disso, Piekarz ressalta que o relacionamento com o cliente deve ser proativo:

    “As marcas não podem mais apenas esperar pelas avaliações. Elas precisam estar ativamente engajadas no processo. Agradecer por um bom feedback ou resolver um problema de forma rápida e personalizada pode ser o que faz um cliente voltar para comprar novamente”.

    Para o especialista, a combinação entre tecnologia, escuta ativa e agilidade no atendimento é o que diferencia as marcas que constroem relacionamentos duradouros com seus consumidores.

    De acordo com a PowerReviews, um alto volume de avaliações impacta no aumento da conversão de produtos em todas as categorias, incluindo:

    • Bens de consumo embalados;
    • Saúde e beleza;
    • Bebê;
    • Automotivo e automobilismo;
    • Eletrônicos e eletrodomésticos;
    • Vestuário e acessórios;
    • Brinquedos;
    • Casa e jardim, máquinas e ferramentas e móveis.

    A influência das avaliações e o futuro do e-commerce

    Com base nos dados apresentados ao longo dos estudos citados, as avaliações de usuários exercem influência direta no comportamento de compra dos consumidores brasileiros. A confiança é transferida para fontes percebidas como mais próximas e autênticas, enquanto as estratégias tradicionais de marketing perdem espaço. 

    Nesse contexto, o e-commerce passa a depender cada vez mais de ferramentas que tornem visível a experiência de outros clientes e possibilitem uma interação contínua entre marcas e consumidores.

    Para saber mais, basta acessar: https://empreender.com.br/

    COMUNICAÇÃO E-COMMERCE EMPREENDEDORISMO MARKETING NEGÓCIOS

    Related Posts

    GSK adquire a efimosfermina, um medicamento de fase III com potencial para ser o melhor no tratamento e prevenção da progressão da doença hepática esteatótica

    14 de maio de 2025

    Svante e Samsung E&A assinam contrato de desenvolvimento conjunto para oferecer plantas modulares de captação de carbono montadas em calços e habilitadas digitalmente

    14 de maio de 2025

    QC Labs comemora 60 anos de excelência em NDT

    14 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • GSK adquire a efimosfermina, um medicamento de fase III com potencial para ser o melhor no tratamento e prevenção da progressão da doença hepática esteatótica
    • Svante e Samsung E&A assinam contrato de desenvolvimento conjunto para oferecer plantas modulares de captação de carbono montadas em calços e habilitadas digitalmente
    • QC Labs comemora 60 anos de excelência em NDT
    • Andersen Global aprofunda sua presença no Canadá com a Stratos Solutions Inc.
    • Por que a transformação do ambiente de trabalho digital não pode esperar? — Insights da Lenovo
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    By Reporter no Fato

    A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Franca realiza no dia 24 de…

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    9 de maio de 2025

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.