Close Menu
Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Ilhéus atrai turistas na temporada das jubartes

    24 de junho de 2026

    Vó Alzira retorna com linha festa para o Dia dos Pais

    24 de junho de 2026

    Pesquisa busca transformar acolhimento ao luto no Brasil

    24 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Ilhéus atrai turistas na temporada das jubartes
    • Vó Alzira retorna com linha festa para o Dia dos Pais
    • Pesquisa busca transformar acolhimento ao luto no Brasil
    • Vó Alzira aposta em kit festa para jogos da Copa
    • O ponto cego que trava o crescimento das marcenarias
    • Projeto Conexões em Teias no Energy Summit traz inovação
    • Fintech Zipdin reforça quadro de associadas da ABCD
    • Fim da escala 6×1 exige transição estruturada, diz Sintelmark
    • Travel Tech Just Travel participa do VivaTech 2026 em Paris
    • Casais adotam o cuidado com a pele como uma jornada a dois
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • Franca Cidadã
    • Mulher Q Empreende
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • Intelecto Saber
    • +Colunas
      • Sociedade Organizada
      • HUMANARTE
      • Rádio FNT
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Ministério da Saúde reforça combate à dengue em São Paulo
    Notícias Corporativas

    Ministério da Saúde reforça combate à dengue em São Paulo

    DINOBy DINO3 de fevereiro de 2025
    Ministério da Saúde reforça combate à dengue em São Paulo
    Ministério da Saúde reforça combate à dengue em São Paulo

    O Ministério da Saúde está intensificando as ações de combate à dengue em 2025, com foco especial em São Paulo, um dos estados com maior risco de aumento nos casos da doença. A ativação do Centro de Operações de Emergência (COE) e a implementação do Plano Nacional de Contingência fazem parte da estratégia para reforçar os serviços de saúde e conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

    De acordo com projeções do sistema InfoDengue, além de São Paulo, estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná também estão sendo monitorados de perto. O Ministério da Saúde garantiu apoio às regiões mais vulneráveis, buscando evitar um surto de grandes proporções.

    Até o momento, São Paulo já contabiliza 7,3 mil casos suspeitos e investiga 14 mortes relacionadas à doença. A persistência do fenômeno El Niño é um fator preocupante, pois mantém condições climáticas favoráveis à reprodução do mosquito transmissor.

    Ações emergenciais para conter a dengue

    O Ministério da Saúde ativou o COE para dengue e outras arboviroses. O centro terá a função de coordenar ações preventivas, fortalecer a resposta do sistema de saúde e reduzir os impactos da doença. A iniciativa conta com a colaboração de estados, municípios e instituições de pesquisa para garantir maior efetividade nas medidas adotadas.

    Plano Nacional de Contingência

    O Governo Federal lançou o Plano Nacional de Contingência para Dengue, Chikungunya e Zika, que orienta a criação de estratégias regionais e locais adaptadas às características epidemiológicas de cada área. O plano se baseia em experiências bem-sucedidas e visa melhorar a capacidade de resposta diante do avanço da doença.

    Novas tecnologias no combate ao Aedes aegypti

    Para reforçar a luta contra o mosquito transmissor, o Ministério da Saúde está ampliando o uso de tecnologias inovadoras, incluindo:

    • Expansão do método Wolbachia, que será implementado em 40 cidades até o final do ano;
    • Introdução de insetos estéreis em comunidades indígenas;
    • Aplicação de borrifação residual intradomiciliar em locais de grande circulação;
    • Instalação de 150 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) na primeira fase do projeto;
    • Uso do Bacillus Thuringiensis Israelensis (BTI) para monitoramento e controle do vetor.

    No Distrito Federal, cerca de 3 mil EDLs já foram instaladas em áreas vulneráveis, como Sol Nascente, com previsão de expansão para outras regiões de risco.

    Investimentos do governo federal

    Para viabilizar essas ações, o governo federal destinou R$ 1,5 bilhão ao combate à dengue. O investimento também inclui campanhas de conscientização para engajar a população na eliminação de criadouros do mosquito e reduzir a transmissão da doença.

    Situação epidemiológica no Brasil

    Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 6 mil mortes em 2024. Em 2025, até o momento, já foram notificados 16,3 mil casos prováveis, e 16 óbitos seguem em investigação. A região Sudeste concentra 75,4% das ocorrências.

    Com um cenário desafiador, o Ministério da Saúde segue em alerta, reforçando medidas para conter a dengue e proteger a população diante do risco de novos surtos.

     

    EMPREENDEDORISMO NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE

    Related Posts

    Ilhéus atrai turistas na temporada das jubartes

    24 de junho de 2026

    Vó Alzira retorna com linha festa para o Dia dos Pais

    24 de junho de 2026

    Pesquisa busca transformar acolhimento ao luto no Brasil

    24 de junho de 2026
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Ilhéus atrai turistas na temporada das jubartes
    • Vó Alzira retorna com linha festa para o Dia dos Pais
    • Pesquisa busca transformar acolhimento ao luto no Brasil
    • Vó Alzira aposta em kit festa para jogos da Copa
    • O ponto cego que trava o crescimento das marcenarias
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Cultura

    URGENTE: Prazo final para editais da cultura se aproxima e Franca pode perder recursos Federais

    By Cairo Still

    Editais da PNAB e Cultura Viva seguem sem publicação mesmo após sucessivos anúncios e promessas;…

    Pedágio de Eletrônicos arrecada 3 toneladas de materiais e reforça importância da destinação correta durante todo o ano

    18 de junho de 2026

    Pedágio de Eletrônicos do Allan Kardec acontece neste sábado com prêmios e arrecadação para projeto social

    10 de junho de 2026

    Ministro da Saúde deve participar de evento sobre investimentos federais na saúde em Franca

    9 de junho de 2026
    Arquivos
    • junho 2026
    • maio 2026
    • abril 2026
    • março 2026
    • fevereiro 2026
    • janeiro 2026
    • dezembro 2025
    • novembro 2025
    • outubro 2025
    • setembro 2025
    • agosto 2025
    • julho 2025
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    © 2026 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.